A SEMANA AGORA

Com foco na sustentabilidade, Drive-thru da Reciclagem vai até sábado – CGNotícias

March 14, 2024 | by asemanaagora.com.br

A Prefeitura de Campo Grande, por meio do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), em parceria com a Du Bem Sustentável, lançou nesta quinta-feira (14) o 11º Drive-Thru da Reciclagem. O evento ocorre entre os dias 14 a 16 de março, das 9h às 18h. O foco da ação é conscientizar a população para o descarte correto dos resíduos e informar sobre práticas sustentáveis e reciclagem. Como na última edição, o evento acontece nos Altos da Avenida Afonso Pena, no estacionamento ao lado do Bioparque Pantanal.

O complexo montado para o evento também conta com ambiente destinado à captação de doações. Podem ser doadas peças de roupas, calçados, alimentos não-perecíveis e tudo que estiver em boas condições de uso. O material arrecadado será repassado às famílias em situação de vulnerabilidade social assistidas pelo FAC.

Os condutores podem entrar com o veículo e fazer o descarte correto sem descer do veículo e, durante os três dias de evento, será possível descartar materiais como papel, papelão, plástico, garrafa pet, vidro, óleo de cozinha usado, sucata de aço, ferro, eletrônicos, tecido, banner, medicamento vencido, ração, acessório e medicamento para pet, além de lâmpada, pilha, bateria, entre outros.

Durante a abertura oficial, a coordenadora-geral do Fundo de Apoio à Comunidade (FAC), Adir Diniz, enfatizou que Campo Grande, ao aderir a agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), tem o compromisso de fomentar as práticas sustentáveis.

“O FAC pratica o lema de que nada se joga fora, tudo se transforma e hoje trabalhamos em diferentes frentes. Temos a compostagem feita na UTA com os alimentos que não podem ser mais consumidos que se transformam em adubo 100% orgânico, reaproveitamos os banners na fabricação de lixeiras para os carros e esses dois itens serão entregues até o sábado para quem fizer o descarte correto de recicláveis, roupas, eletrônicos e tudo o que estiver em bom estado”, destacou Diniz.

Para a moradora do bairro Tiradentes, Maria Aparecida, 56 anos, o Drive-thru é uma excelente oportunidade de fazer o descarte correto de itens acumulados há muito tempo em casa. “Eu tinha muitos livros, apostilas e ao saber que o evento aconteceria, já separei em casa tudo o que pudesse ser reciclável. Acho importante iniciativas assim pois temos a certeza de que a coleta seletiva será realizada de forma correta”, afirmou.

A programação conta com uma série de atividades educativas e culturais, atrações musicais, teatro para as crianças, oficinas, ambiente de leitura e oferta de mudas de árvores frutíferas fornecidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (Semadur) às pessoas que realizarem o descarte correto dos materiais.

Fauzer Antonio Moaccar Orro, 61 anos, compareceu ao drive-thru para descartar “tesouros” de sua casa. “Trouxe ventiladores, aparelhos eletrônicos e relíquias que só estavam atrapalhando, mais de 300 CDs. E acho importante termos essa oportunidade para descartar de forma consciente e de um jeito que faz bem ao meio ambiente”, salientou.

Edições anteriores

Desde a primeira edição, realizada em outubro de 2020 durante a pandemia de Covid-19, já foram coletadas 45 toneladas de materiais recicláveis e mais de 1,6 bilhões de litros de água preservados.  A última edição realizada entre os dias 19 a 21 de outubro de 2023, resultou na preservação de cerca de 36 milhões de litros de água por meio do descarte correto de 75 quilos de medicamentos e 87 litros de óleo de cozinha usado.

O descarte de vidro somou 880 quilos. Entre papel e papelão, o montante somou aproximadamente uma tonelada. Já a sucata de ferro e latinhas totalizaram 125 quilos de descarte. Garrafas pet, plásticos e derivados contabilizaram 270 quilos. Entre pilhas, baterias e lâmpadas somaram-se 240 quilos de descarte.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)

Em 2017, Campo Grande aderiu a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas, subscrita pela República Federativa do Brasil, que visa promover mudanças positivas no mundo do futuro. Esses objetivos representam planos que todos os Estados-membros da ONU devem seguir para atingir algumas metas. Dentre elas destacam-se: erradicação da pobreza, promoção da prosperidade e bem-estar geral, proteção do meio ambiente e mitigação das mudanças climáticas.

A 11ª edição do Drive-Thru da Reciclagem contempla a meta 4 (Educação de qualidade: essencial a promoção de uma educação inclusiva, igualitária e baseada nos princípios de direitos humanos e desenvolvimento sustentável); a meta 5 (Igualdade de gênero); a meta 6 (Água potável e saneamento: assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todas e todos), meta 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis) e a meta 12 (Consumo e produção responsáveis: assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis).

Também será contemplada a meta 15, que tem como objetivo proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra e deter a perda de biodiversidade. Ao todo, são 17 objetivos que compõem os ODS atualmente.

Serviço:
11° Drive-Thru da Reciclagem
Local: Estacionamento ao lado do Bioparque Pantanal, Altos da Avenida Afonso Pena
Data: 14 a 16 de março
Horário: 9h às 18h
Informações: 2020-1361
Para mais informações: 2020-1361 ou pelas redes sociais do FAC @fac.pmc

 

RELATED POSTS

View all

view all