A SEMANA AGORA

MIC participa de evento sobre ciências no PIT

março 14, 2024 | by asemanaagora.com.br

Lucas Brito


Secretaria de Educação e Cidadania

Pelo 2º ano consecutivo, o MIC (Museu Interativo de Ciências) da Prefeitura de São José dos Campos está presente no Science Days, levando uma amostra do seu acervo com a proposta “Ciência é Show”.

O evento é realizado pelo Instituto Alpha Lumen, que mantém unidades de ensino fundamental e médio no Jardim Esplanada, na região central.

As atividades começaram nesta quinta-feira (14) e seguem até sexta-feira (15), das 9h às 17h, no PIT (Parque de Inovação Tecnológica) de São José dos Campos.

O estande do MIC neste ano apresenta novidades como o Globo de plasma, Ressonância no diapasão e a incrível coleção de fósseis brasileiros e de algumas partes do mundo.

O público tem acesso ainda a observações no microscópio e exploram seus conhecimentos básicos acessando jogos interativos, cujas temáticas são: A importância das mulheres na Ciência e o ciclo de vida do mosquito transmissor da dengue. Além disso, os visitantes podem participar do experimento químico que traz o “sangue mágico”.

Diversas atividades estão à disposição dos visitantes | Fotos: PMSJC

Science Days

O Science Days, evento inspirado no Dia do Espaço na Flórida, chega em sua 7ª edição como o mais importante evento sobre ciências e tecnologia para estudantes do ensino fundamental e médio do interior do país.

O objetivo é abrir portas e expor oportunidades, além de despertar vocações, em crianças, jovens e o público em geral nas áreas STEM (Science, Technology, Engineering and Mathematics).

O encontro reúne escolas, estudantes, institutos de pesquisa, universidades, empresas de tecnologia e entidades nacionais e internacionais trazendo ações educativas para o público.

A programação deste ano apresenta diversos conteúdos relevantes para a formação técnico-científica dos visitantes, além de oficinas, palestras, shows e mostras de ciências e tecnologias, interações e experimentações, atividades com realidade virtual, entre tantas outras.

Desde 2017, o evento já impactou mais de 40 mil estudantes de aproximadamente 300 escolas, entre públicas e particulares, originárias de 10 cidades da região do Vale do Paraíba, Litoral Norte e sul de Minas Gerais. Já contou com presenças marcantes como astronautas da Nasa, o astronauta brasileiro Marcos Pontes e, inclusive, o designer Hans Donner.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Educação e Cidadania

RELATED POSTS

View all

view all