A SEMANA AGORA

Agência Minas Gerais | Minas Santa 2024: confira os destaques da Semana Santa em dez cidades do estado 

March 22, 2024 | by asemanaagora.com.br

Os cerca de 400 mil turistas esperados em Minas Gerais durante a Semana Santa terão à disposição uma programação diversa e gratuita, que une tradições e ritos da fé e da religiosidade em missas, procissões, encenações da Paixão de Cristo, vigílias, oficinas, mostra de cinema, exposições, apresentações musicais e outras atrações em todas as regiões do estado. Os eventos integram a segunda edição do programa turístico Minas Santa, que conta com a adesão de aproximadamente 600 municípios. 

Léo Bicalho

O programa turístico Minas Santa posiciona o estado como o principal destino no país durante a Semana Santa e estimula a economia da criatividade. Em Minas Gerais, a Semana Santa representa um incremento extremamente significativo no turismo. Em abril de 2023, após as celebrações religiosas, o estado registrou crescimento de 720% – recorde histórico – acima da média nacional, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Também no ano passado, Minas Gerais cresceu 130% acima da média brasileira. 

A programação do Minas Santa, apresentada nesta sexta-feira (22/3), no Paláico da Liberdade, pode ser acessada no portal Minas Gerais . No site, há um portfólio com as atividades cadastradas pelos municípios. Na lista abaixo, confira alguns destaques. O Minas Santa 2024 é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG), da Fundação Clóvis Salgado (FCS), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), com patrocínio da Cemig, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.  

“A Semana Santa é o grande momento de movimentação turística em Minas Gerais, é a maior celebração que temos aqui e um grande movimento do turismo interno em Minas. Esse fluxo do turismo da fé é muito importante para o estado. Todas as nossas ações na Semana Santa encontram a cultura, desde o patrimônio histórico até o artesanato. Nesse período, temos a união das artes: o teatro, a música, a dança, as artes plásticas, a escultura e a moda. Em Minas, há um universo imenso de manifestações e de uma variedade muito rica”, ressalta o secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas de Oliveira. 

As cidades históricas mineiras são destinos destaques durante a Semana Santa. Tradicionalmente, Ouro Preto e São João del-Rei são as cidades mais procuradas pelos turistas neste período. Em 2023, Ouro Preto recebeu cerca de 25 mil visitantes, tendo uma taxa de ocupação hoteleira acima dos 90%. Em 2024, são esperados cerca de 30 mil turistas durante a celebração.

O Minas Santa também terá programação em rotas do estado como o Caminho da Luz, Caminho da Fé, Caminho Nos Passos de Dom Viçoso, Caminho das Capelas, Caminhos Franciscanos e o Caminho Religioso da Estrada Real (Crer), que compreende 31 municípios, como Caeté, Itabirito, Mariana, Tiradentes e São Lourenço. O programa também mapeia congressos, retiros, shows e espetáculos da comunidade evangélica, assim como contempla expressões religiosas de matriz africana, como a Feitura do Cordão de São Francisco, no terreiro do Quilombo Pena Branca, no município de São Francisco, no Norte de Minas. 

O Minas Santa 2024 conta com o apoio da Reitoria do Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, Fecitur – Federação dos Circuitos Turísticos de Minas Gerais, Rede Estadual de Gestores Municipais de Cultura e Turismo, Associação Mineira de Municípios (AMM) e Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais.

São João Nepomuceno

Missas, procissões na zona urbana e rural, apresentação teatral e cantos, entre outras atividades, acontecem na Semana Santa promovida pelas Paróquias de São João Nepomuceno, na Zona da Mata mineira. Na Sexta-feira Santa (29/3), a Cia de Teatro Novos Horizontes apresenta, há mais de 30 anos, no adro da Igreja Matriz, a encenação da Paixão de Cristo. No domingo de Páscoa (31/3), às 5h, uma procissão segue pelas ruas do centro da cidade comemorando a ressurreição de Jesus Cristo.

Diamantina

Na Semana Santa, um grupo de mais de 80 homens se organiza em uma tradição de mais de 100 anos e sai às ruas de Diamantina encenando os passos e a paixão de Jesus Cristo. Eles usam escudos e alabardas e marcham lentamente pela cidade em procissão. Ao caminhar, batem fortemente os pés e as alabardas no chão. A Guarda Romana foi reconhecida como patrimônio cultural do município. Feitura de tapetes devocionais, Encomendação das Almas, procissões, execução de músicas sacras dos séculos 18 e 19, e apresentação de bandas corais e orquestras também estão na programação. Outro rito importante da Semana Santa em Diamantina é o Concerto do órgão Histórico da Igreja de Nossa Senhora do Carmo. 

Caeté

A tradicional Semana Santa em Caeté, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é celebrada entre ladeiras, praças e igrejas do Centro Histórico da cidade. Procissões, missas, sermões e outras celebrações estão previstas. Também haverá programação no distrito de Morro Vermelho, na zona rural do município. O Santuário Basílica Nossa Senhora da Piedade – Padroeira de Minas Gerais, na Serra da Piedade, localizado a 48 quilômetros da capital mineira e a 16 quilômetros do município de Caeté, é um importante local da fé e tem missas diárias. 

Baependi

Na Quinta-feira Santa (28/3), a cidade do Sul de Minas será palco da encenação “Paixão, Morte e Ressurreição de Jesus Cristo”, a partir das 21h30, nas praças da Igreja do Rosário e da Igreja da Boa Morte. Durante a Semana Santa, procissões, Cerimônia do Lava Pés, execução de músicas sacras dos séculos 18 e 19 e apresentações de bandas integram a programação. Uma agenda de celebrações também acontecerá no Santuário da Imaculada Conceição da Beata Nhá Chica. 

Centralina

Durante todo o período quaresmal, que se inicia na Quarta-feira de Cinzas, a Paróquia Cristo Rei e Nossa Senhora do Carmo, matriz do município localizado no Triângulo Mineiro, realiza as atividades que remetem à Quaresma. Na Semana Santa, em especial, são realizadas várias atividades, como a encenação da Paixão de Cristo, exibição de filme temático, procissões, Cerimônia do Lava pés e vigílias. Os fiéis e visitantes da região participam de todas as atividades.

Serra da Saudade

Menor cidade do Brasil em termos de população, com apenas 833 habitantes, segundo o Censo 2022, Serra da Saudade também conta com programação especial para a Semana Santa. Na encenação da Paixão de Cristo, na Praça do Carmo, a comunidade se reúne para apresentar o espetáculo. Alunos da rede municipal se vestem para a montagem do teatro mostrando as últimas horas de Cristo. Realização da Via Sacra, Encomendação das Almas, Cerimônia do Lava Pés, vigílias e o Rito da Imposição das Cinzas integram a programação na cidade do Centro-Oeste mineiro. 

Belo Horizonte

A programação em Belo Horizonte na Semana Santa, desenvolvida pela Fundação Clóvis Salgado, inclui exposição de arte no Palácio da Liberdade, oficinas, mostra de cinema no Cine Humberto Mauro, concerto de música litúrgica no Palácio das Artes e a encenação “Via Sacra da Liberdade”, realizada de forma inédita no Circuito Liberdade. Os principais passos de Jesus na Via Crucis serão representados na Sexta-feira da Paixão (29/3), a partir das 19h. O espetáculo terá início em frente ao prédio do Iepha, segue em cortejo pela alameda da Praça da Liberdade, passa pelo Palácio da Liberdade e termina na Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem. 

Januária

Na Sexta-feira da Paixão (29/3), a encenação da Paixão de Cristo, na Praça Romão da Mota, será realizada no distrito de Brejo do Amparo pela própria comunidade. O espetáculo faz parte da programação da Semana Santa na cidade do Norte de Minas, celebrando as tradições e culturas em torno do feriado religioso cristão. Realização da Via Sacra, procissões, vigílias e uma exposição sobre a Semana Santa também integram a agenda em Januária.

Marilac

No município do Vale do Rio Doce, a Farra do Boi é uma festa folclórica com raízes religiosas. São construídos bonecos gigantes e bois artesanais. A comunidade se divide em blocos e sai pelas ruas da cidade à meia-noite do Sábado de Aleluia. Enquanto um grupo segue atrás de um boneco intitulado Judas cantando repentes nas portas das casas dos moradores, os outros blocos correm dos “bois” pelas ruas. A festa dura dois dias. Na noite de sábado haverá shows e no domingo, durante o dia, a queima do Judas.

São João del-Rei

Tapetes devocionais, procissões, Cerimônia do Ofício de Trevas, apresentação de corais e orquestras, encenação da Paixão de Cristo, Festa dos Passos, Cerimônia do Domingo de Ramo, vigílias e Encomendação das Almas são algumas atrações da Semana Santa em São João del-Rei, na região Central do Estado. Destaque também para o “Combate dos Sinos”, um dos ritos do período da Quaresma. Trata-se de uma “batalha” protagonizada pelos sinos de três igrejas do Centro Histórico – Catedral Basílica Nossa Senhora do Pilar, Igreja São Francisco de Assis e Igreja Nossa Senhora do Carmo.

 

RELATED POSTS

View all

view all