A SEMANA AGORA

Centro de Estudos do HMSI reúne ligas acadêmicas e realiza aula do Programa Professor Convidado 

April 3, 2024 | by asemanaagora.com.br

O Centro de Estudos do Hospital Municipal Santa Isabel (Ceapes/HMSI) realizou nesta terça-feira (2) a primeira reunião das ligas acadêmicas, que promovem a educação continuada de acadêmicos de Medicina atendidos na unidade hospitalar, dentro de grupos de estudos específico, integrado a prática médica, supervisionada por médicos e professores em diversos setores do hospital. Juntas, as ligas abrangem 150 estudantes.    

O encontro, de acordo com a nutricionista Paloma Egídio, coordenadora do Centro de Estudos do Santa Isabel, teve como objetivo fomentar a integração entre novas ligas, construção de calendários para estágios, apontamento de necessidade de projetos a serem desenvolvidos junto a núcleos já existentes no hospital, perspectivas de eventos acadêmicos com trocas de experiência e apresentação da nova coordenação do Ceapes.  

A liga acadêmica também estimula a realização de pesquisas científicas, facilita o networking, troca de conhecimento e experiências, possibilitando o desenvolvimento de habilidades como comunicação e trabalho em equipe.  

A estudante do 7° período de Medicina e ligante atuante a mais de um ano, Priscila Nogueira, da Liga Acadêmica de Anatomia Orientada para Clínica (LAOC), ressaltou o trabalho acadêmico prestado pelo Hospital Santa Isabel.  

“O HMSI oferece grandes oportunidades por atender diversas áreas da medicina com suporte de excelentes médicos, que estão sempre dispostos a transmitir ensinamentos sobre a medicina, ética, habilidades e tudo que envolve um atendimento médico. Neste ano estamos com grandes expectativas para ampliar nossas trocas de experiências, agregando valores entre as ligas, profissionais do HMSI e a comunidade, fortalecendo ainda mais nossos conhecimentos e amadurecimento profissional”, afirmou.  

Participaram da primeira reunião presencial do ano para retomada de atuação das ligas, e acolhimento de duas novas, acadêmicos de medicina de três faculdades privadas de João Pessoa. As ligas participantes foram: Liga Acadêmica de Hematologia (LAHEP); Liga Acadêmica de Cirurgia da Paraíba (LAC); Liga Acadêmica de Anatomia Orientada para Clínica (LAOC); Liga Acadêmica de Cirurgia Metabólica e Digestiva (LACMED); Liga Acadêmica de Cirurgia e Clínicas Integradas (LACCI); Liga Acadêmica de Urologia e Nefrologia (LAUNE); e Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica (LIACC).  

Os participantes do Centro de Estudos do HMSI foram a nutricionista Paloma Egídio, coordenadora do Ceapes; a nutricionista Danielle de Moraes Chiappetta; coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP); e Dione França Targino, do Ceapes.  

Debate sobre protocolos de abreviação de jejum – Nesta quarta-feira (3), o Ceapes também sedia debate sobre novos protocolos de abreviação do jejum, promovido pelo Serviço de Residência Médica em Coloproctologia. O debate acontece dentro da aula realizada pelo Programa Professor Convidado e será ministrada pela médica anestesiologista Ana Luísa Souto, vice-supervisora do Programa de Residência Médica em Anestesiologia da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).  

A aula, que acontece a partir das 19h30, de forma presencial no Ceapes, proporciona o melhor da atualização científico-acadêmica para a comunidade médica, beneficiando secundariamente, assim, toda a população usuária da rede SUS. O público-alvo é formado por médicos, médicos-residentes e estudantes de medicina de várias escolas cirúrgicas da cidade.

RELATED POSTS

View all

view all