Arquivo do Autor: asemanaagora.com.br

Campo Grande sedia evento com foco em conservação ambiental no Pantanal – CGNotícias

Nos dias 28 e 29 de novembro de 2024, Campo Grande será palco do workshop “Inovação Agrícola e Adaptação Climática: Boas Práticas, Conservação e Desenvolvimento Sustentável”. O evento reunirá representantes de governos locais e regionais, setor privado, setor produtivo e instituições de pesquisa no Museu das Culturas Dom Bosco.

A programação terá como foco central os impactos das mudanças climáticas no agronegócio, a preservação do bioma Pantanal e estratégias para promover um desenvolvimento sustentável que atenda às demandas ambientais e sociais do Centro-Oeste brasileiro.

O workshop é uma realização do ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade e do Consulado Geral da Alemanha em São Paulo, com apoio da Prefeitura Municipal de Campo Grande. O evento será um espaço de aprendizado e troca de experiências, explorando as interseções entre produtividade agrícola, conservação ambiental e inovação tecnológica.

A importância do Pantanal para a regulação climática

O workshop ocorre em um momento crítico de discussões climáticas, no qual o Estado do Mato Grosso do Sul, com o bioma Pantanal, destaca-se pela sua relevância estratégica para a preservação da biodiversidade e regulação climática global.

Entre os destaques da programação, estão iniciativas como as hortas urbanas de Campo Grande, um exemplo de inovação social e ambiental, e parcerias estratégicas como os programas CityFood e Laboratório Urbano de Políticas Públicas Alimentares (LUPPA), que integram as agendas de clima e biodiversidade.

Serão realizados painéis estratégicos sobre temas como agronegócio de baixo carbono, diagnóstico do Pantanal e as oportunidades trazidas por marcos regulatórios internacionais para a transição sustentável.

“O ICLEI vem caminhando numa trajetória consistente para auxiliar governos locais, Estados e territórios brasileiros, preparando-os para o enfrentamento das consequências da Mudança do Clima e na consolidação de cidades mais resilientes e sustentáveis. Estamos presentes nas principais conferências globais. Recentemente na COP16, Fórum Urbano Mundial e G20. E nessa semana chegamos ao centro-oeste brasileiro para falar sobre inovação, boas práticas, conservação e desenvolvimento sustentável no Pantanal, bioma que exerce fundamental papel na regulação climática do planeta”, explica Rodrigo Perpétuo, Secretário Executivo do ICLEI na América do Sul.

Joseph Weiss, Cônsul-Geral Adjunto no Consulado Alemão em São Paulo, fala sobre a importância de promover práticas sustentáveis: “O ICLEI tem sua sede em Bonn, na Alemanha, mas este não é o único laço que nos conecta. A preocupação com o contexto de emergência climática e a dedicação à construção e consolidação de políticas ambientais que levem ao desenvolvimento sustentável nos aproxima ainda mais. Em um momento em que as agendas de Desenvolvimento Sustentável e Clima precisam estar cada vez mais próximas, a singularidade do Pantanal e a urgência em promover o debate sobre boas práticas e inovação no setor agrícola, nos traz à capital do Mato Grosso do Sul. Conectando representantes de governos, setores produtivos, terceiro setor e sociedade civil com o objetivo comum de fomentar ações transformadoras.”

O secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Ademar Silva Junior, destaca a importância do evento: “A parceria de Campo Grande com o ICLEI com vistas ao fortalecimento do agronegócio é fundamental para o desenvolvimento econômico sustentável da nossa Capital. Temos realizado capacitações com os produtores visando ocupar espaços nos mercados nacionais e internacionais e o workshop vem ao encontro dessa meta – consolidar Campo Grande como um polo do agronegócio sustentável”.

Sobre o ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade

O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade é uma rede global de mais de 2.500 governos locais e regionais comprometida com o desenvolvimento urbano sustentável. Ativo em mais de 125 países, o ICLEI influencia as políticas de sustentabilidade e impulsiona a ação para emissões zero, baseado na natureza, igualitário, resiliente e circular. A rede e sua equipe de especialistas trabalham juntos aos seus associados, oferecendo acesso a conhecimento, parcerias e capacitações para gerar mudanças sistêmicas em prol da sustentabilidade urbana. Atualmente, o ICLEI América do Sul conecta mais de 140 governos associados em oito países da região a este movimento global, sendo uma centena de governos locais, estaduais e territórios no Brasil.

Serviço

Data: 28 e 29 de novembro de 2024

Local: Museu das Culturas Dom Bosco. Av. Afonso Pena, 7000 – Cidade Jardim, Campo Grande – MS – Entrada pelo portão Nhandeva.

Público-alvo: Governos Locais e Regionais, Setor Privado, Setor Produtivo e Instituições de Pesquisa.

Inscrições gratuitas e limitadas. Interessados devem preencher o formulário online previamente: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSeqQ0AqItowKR0pusxlErgk7RwEVJrysPXxb03bnYm54P8gQA/viewform?usp=pp_url .

#PraTodosVerem : Na capa da matéria há uma arte com informações sobre o tema , data e local de realização do evento, bem como uma foto que mostra o pantanal sul-mato-grossense.

Fórum Internacional de Florestas Urbanas tem início em São José

Paula Pessoa


Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Pela excelência na gestão do patrimônio arbóreo, São José dos Campos foi escolhida para sediar o 4º Fórum Latino-Americano e Caribenho de Florestas Urbanas, uma realização da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação – FAO; Sociedade Brasileira de Arborização Urbana-SBAU, Universidade de São Paulo-USP, Universidade Federal de São Carlos-UFSCAR, Univap e Prefeitura. 

O evento internacional teve início na manhã desta segunda-feira (25), no PIT  (Parque de Inovação Tecnológica), porém, nesta terça (26) será a cerimônia oficial de abertura, que reunirá autoridades e convidados no Cefe (Centro de Formação do Educador), em Santana, a partir das 9h.

A programação do Fórum segue até sexta (29) com apresentações, palestras e discussões em grupo que buscam explorar soluções inovadoras relacionadas à gestão de florestas e árvores urbanas, que contribuem para o desenvolvimento sustentável da cidade.

A programação completa pode ser acessada aqui


Projetos educativos realizados durante todo o ano serão premiados no PIT | Foto: Cláudio Vieira/PSJC

9ª Mostra de vídeos

Nesta terça-feira (26) acontece também a 9ª Mostra de Vídeos Ambientais do Programa de Revitalização de Nascentes, com a apresentação de trabalhos das 19 escolas municipais de Ensino Fundamental que participam do programa. 

O evento será das 8h às 12h no auditório do PIT (Parque de Inovação Tecnológica). O tema desta edição é “Água, Vida e Mudanças Climáticas”.

Durante a cerimônia, haverá a exibição dos vídeos criados pelos alunos e entrega dos troféus aos premiados. 

Ao longo deste ano, uma série de ações educativas foram realizadas com as escolas que participam do Programa de Revitalização de Nascentes, como a formação de professores em educação ambiental e educomunicação, além das visitas dos alunos às nascentes e ao Parque da Cidade, com diversas atividades pedagógicas. Tais ações resultaram nos vídeos que serão apresentados na Mostra, e foram produzidos pelos próprios alunos.

O Programa Revitalização Nascentes realiza, todos os anos, atividades formativas em educação ambiental com professores e os estudantes da rede municipal de ensino.

São José amiga das árvores

Neste ano, São José dos Campos recebeu, pelo quinto ano consecutivo, o selo do programa Tree Cities of the World, organizado pela FAO e Fundação Arbor Day. Foram contempladas 167 cidades do mundo.

O programa foi iniciado em 2019. No país, apenas São José e Campo Grande receberam o reconhecimento nas quatro edições. Nesta edição, além das duas, outras 18 são brasileiras.

O trabalho na gestão das árvores urbanas do município fica evidente por meio do programa Arboriza São José, que reúne um conjunto de ações para a modernização e preservação do patrimônio arbóreo, como plantio de mudas, diagnóstico preventivo das árvores localizadas em vias públicas, emissão de laudos, cadastramento digital do patrimônio arbóreo, capacitação técnica e educação ambiental, além da completa digitalização e integração de banco de dados sobre o tema, incluindo a possibilidade ao cidadão em acessar todas árvores cadastradas no portal Geosanja.

O município também recebeu, pelo segundo ano consecutivo, o selo “Cidade Amiga das Árvores”, por conta do trabalho feito pela preservação do verde urbano e em prol da sustentabilidade e conservação da arborização brasileira, referente às ações realizadas durante o ano de 2023.

O certificado foi entregue em junho deste ano, durante o 2º Fórum Paulista de Arborização Urbana, que aconteceu em Jundiaí (SP), e é concedido pela SBAU a todas as cidades brasileiras que receberam o prêmio do Programa Tree Cities of The World.

Saiba mais:

Prefeitura realiza 9ª Mostra de Vídeos Ambientais

Dia do Meio Ambiente: S. José é premiada por ações ambientais

S.José conquista selo internacional por excelência na arborização


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade

Beneficiário do Bolsa Atleta, Arthur Mariano é campeão da temporada 2024 do Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia

O sul-mato-grossense Arthur da Silva Mariano encerrou a temporada 2024 do CBVP (Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia) de forma brilhante, conquistando o título nacional ao lado de seu parceiro Adrielson (PR). A dupla alcançou o ouro na 10ª e última etapa do torneio, disputada no último sábado (23), na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro (RJ). 

Com o resultado, Arthur, natural de Três Lagoas, se tornou bicampeão do circuito. O sul-mato-grossense é beneficiário do Bolsa Atleta, programa de suporte financeiro do Governo de Mato Grosso do Sul, coordenado pela Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e pela Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura). 

“É muito gratificante terminar a temporada com mais um título. Lutamos muito, sempre buscando evolução em cada competição, tanto no Mundial quanto no Brasileiro. Essa conquista coroa nosso esforço e tudo o que trabalhamos para melhorar. Agora é hora de descansar e aproveitar a família antes de retomar os treinos para os desafios de 2025”, celebrou Arthur ao final da competição, em entrevista à comunicação oficial da CBV (Confederação Brasileira de Voleibol).

A campanha de Arthur e Adrielson (PR) ao longo das 10 etapas do Circuito foi marcada pela regularidade. A dupla subiu ao pódio em oito oportunidades, com três medalhas de ouro, duas de prata e duas de bronze. A jornada começou em casa, na etapa de abertura realizada no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, de 21 a 25 de fevereiro, onde conquistaram o bronze. Ao longo da temporada, a evolução constante culminou no título nacional, consolidado com o ouro na etapa final.

Além de Arthur, outra sul-mato-grossense teve destaque no Circuito Brasileiro. A aquidauanense Talita Antunes, competindo ao lado de Taiana (CE), garantiu o título da temporada no naipe feminino, além de conquistar a medalha de bronze na etapa de Copacabana. Aos 42 anos, Talita, que já representou o Brasil em Olimpíadas, celebra o quinto título nacional de sua carreira, reafirmando seu protagonismo no vôlei de praia.

O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, ressaltou a importância do Bolsa Atleta no desenvolvimento do esporte de alto rendimento e celebrou as conquistas dos atletas sul-mato-grossenses no Circuito Brasileiro de Vôlei de Praia.

“O desempenho de atletas como Arthur Mariano demonstra como o investimento no esporte traz resultados concretos e engrandece o nome de Mato Grosso do Sul no cenário nacional. O Bolsa Atleta é um compromisso com o futuro do esporte, permitindo que nossos talentos alcancem o mais alto nível de desempenho. Estamos muito orgulhosos das conquistas de Arthur e Talita, que inspiram jovens de todo o estado a sonhar grande”, destacou o titular da Setesc.

Lucas Castro, Comunicação Setesc
Fotos: Dhavid Normando/FV Imagem/CBV

Conheça as equipes vencedoras do 5º Torneio de Robótica do IFSP – IFSP

Evento foi realizado no último sábado (23), no Campus Avaré

O IFSP promoveu, no dia 23 de novembro, a 5ªquinta edição do Torneio de Robótica do IFSP (TRIF), no Campus Avaré. A competição  reuniu 120 estudantes, distribuídos em 15 equipes, representando diversos campi da instituição.  

Este ano, o evento foi organizado por uma comissão composta por servidores de diversos campi do IFSP e teve o apoio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação e da Agência de Inovação e Transferência de Tecnologia do IFSP (Inova), com a destinação de recursos financeiros, por meio do Edital 148/2024, que viabilizou a participação dos estudantes no 5º TRIF. 

 De acordo com o professor Heiton Curto Gomes, presidente da comissão organizadora do TRIF, o torneio é uma importante ferramenta para promover a cultura da robótica dentro no IFSP e serve como preparação para competições externas. “Tem diversas competições fora do Instituto Federal e a gente gostaria de usar o TRIF como uma preparação para essas competições. Ter uma vivência de competição para poder participar das competições externas ao IF e terem um bom desempenho”, relatou.   

A aluna Vitória Medeiros acredita que o TRIF favorece principalmente a integração entre os alunos de diversos campi e o nível do ensino e a motivação dos estudantes. “Porque tem muitas equipes de robótica que estão mais envolvidas que outras, então também motiva a gente a tentar melhorar nossos campi, a nossa estrutura, além de conhecer pessoas também, de certo modo fazer um network. Então por isso que eu acredito que esses eventos são muito importantes principalmente para a educação e fazer também a gente ter mais interesse nessas áreas”, contou. 

Para o estudante Brian Agyei Kofi Wealth, competições como o TRIF ensinam os participantes a pensar computacionalmente e mais que isso, “ensina ser inovadores, solucionar problemas, a gente vê aqui, tipos de problemas complexos diferentes, e deixa a gente pensar e encontrar soluções de uma forma lúdica”, afirmou. 

Conheça as equipes vencedoras de cada categoria: 

 Busca e Resgate, seguindo os moldes da Olimpíada Brasileira de Robótica 

1º lugar: IFALIVES – Campus Suzano 

2º lugar: GRIF-SPO – Campus São Paulo 

3º lugar: Blackstorm GERA – Campus Avaré 

 Sumô de Robôs Controlados Remotamente 

1º lugar: GRIF-RGT – Campus Registro 

2º lugar: Blackstorm GERA – Campus Avaré 

3º lugar: GRIF-RGT – Campus Registro 

 Sumô de Robôs Autônomos 

1º lugar: Asimovs – Campus Votuporanga 

2º lugar: GRIF-SPO – Campus São Paulo 

3º lugar: ScorpBots – Campus Araraquara 

 Corrida de Robôs Seguidores de Linha 

1º lugar: DragonBotz – Campus Sorocaba 

2º lugar: CUBATRIX – Campus Cubatão 

3º lugar: Asimovs – Campus Votuporanga 

 Robôs Perseguidores 

1º lugar: DragonBotz – Campus Sorocaba 

2º lugar: GRIF-BRI – Campus Birigui 

3º lugar:GRIF-SPO – Campus São Paulo 

 

 Confira aqui as fotos do evento.

Sesau promove ação inédita para servidores homens com foco na prevenção e conscientização da saúde masculina – CGNotícias

Na próxima sexta-feira, dia 29 de novembro, a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) vai promover um evento especial em alusão ao Novembro Azul. Com o tema “Cuidar da saúde também é coisa de homem!”, a ação tem como objetivo fomentar a prevenção do câncer de próstata e conscientizar os trabalhadores da Sesau sobre a importância do cuidado com a saúde masculina. Essa é a primeira vez que o evento acontece com ações exclusivamente para os homens da secretaria. As atividades serão realizadas das 7h30 às 11h, no pátio da Sesau, localizada na Rua Bahia, 280.

Uma ação pensada com carinho para quem cuida da população

A preocupação com a saúde dos servidores, que muitas vezes deixam de lado o cuidado consigo mesmos devido ao foco em atender a população de Campo Grande, é um dos pilares desta ação.

“Cuidar de quem cuida é essencial. Muitas vezes, os profissionais de saúde, por estarem focados em atender a população, acabam deixando de lado sua própria saúde. Nosso objetivo é conscientizá-los sobre a importância da prevenção e oferecer um momento para que eles possam se cuidar”, destaca a secretária municipal de Saúde, Rosana Leite.

Serviços oferecidos

Durante a manhã, uma ampla gama de serviços será oferecida aos servidores, incluindo:

  • Atualização do calendário vacinal;
  • Teste de glicemia capilar;
  • Aferição de pressão arterial;
  • Consulta em homeopatia;
  • Agendamento para acolhimento psicossocial;
  • Informações sobre o atendimento no Centro de Referência da Saúde do Homem;
  • Massagens relaxantes;
  • Testes rápidos (HIV, sífilis, entre outros);
  • Distribuição de brindes;
  • Informações sobre os serviços oferecidos pela Gersau;
  • Rodas de conversa com profissionais capacitados, abordando temas como: Saúde do Homem e Prevenção do Câncer de Próstata, com a médica Dra. Talita Kele Alves (CRAB); Saúde Mental Importa, com o psicólogo Gaspar Lamarque Rodrigues (Gersau); Importância da Alimentação Saudável na Prevenção de Doenças Crônicas, com o educador físico Rony Wallas Fonseca Froz (DANT); Valorização do servidor e cuidado integral.

Conscientização em destaque

O Novembro Azul é uma campanha internacional dedicada à saúde masculina, com foco especial no combate ao câncer de próstata. Por meio de ações como esta, a Sesau busca reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, além de promover bem-estar e qualidade de vida no ambiente de trabalho.

#PraTodosVerem : Na capa do release há a foto de um servidor da Sesau, usando camiseta gola polo de cor azul escura, óculos de grau, com o crachá pendurado no pescoço e sentado em frente ao computador, durante expediente.

João Pessoa disponibiliza vacinas em serviços de saúde e pontos móveis

Os moradores da capital paraibana e os turistas que estão nos visitando que necessitam atualizar o cartão de vacinação podem se dirigir, nesta terça-feira (26), a um dos serviços de saúde ou pontos móveis de imunização disponibilizados pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) da Prefeitura de João Pessoa.

As unidades de saúde da família (USF) estarão abertas e vacinando todos os públicos das 7h às 11h e das 12h às 16h. As policlínicas municipais e o Centro Municipal de Imunização também estão abastecidos com todas as doses das vacinas. Os dois serviços funcionam das 8h às 16h.

Já os três pontos móveis estão localizados no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, no Shopping Sul e no Shopping Tambiá, com oferta de todas as vacinas do calendário de rotina e das campanhas ativas. Nesta terça-feira, os três locais atendem das 12h às 21h.

No momento da vacinação é importante apresentar um documento oficial com foto ou registro da criança ou adolescente, o Cartão do SUS e o cartão ou caderneta de vacina.

Locais de vacinação em João Pessoa nesta terça-feira (22):

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Vacinas de campanha:

– Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

– Influenza: população acima dos seis meses de idade;

– Vacinas do calendário de rotina;

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira);

*exceção: Alto do Céu II, Cidade Verde e Jardim Planalto.

USF Integrada Cruz das Armas

– Vacinação contra Covid-19 de crianças menores de 5 anos e grupos prioritários.
Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira);

Policlínicas Municipais

Vacinas de campanha:

– Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– Influenza: população acima dos seis meses de idade;

– Vacinas do calendário de rotina;

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira).

Centro Municipal de Imunização

Vacinas de campanha:

– Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– Influenza: população acima dos seis meses de idade;

– Vacinas do calendário de rotina;

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira) e das 8h às 12h (sábado, domingo e feriado – apenas para vacinação de urgência).

Home Center Ferreira Costa

Vacinas de campanha:

– Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– Influenza: população acima dos seis meses de idade;

– Vacinas do calendário de rotina;

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) e das 8h às 16h (sábado).

Shopping Sul

Vacinas de campanha:

– Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– Influenza: população acima dos seis meses de idade;

– Vacinas do calendário de rotina;

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) e das 10h às 16h (sábado).

Shopping Tambiá

Vacinas de campanha:

– Dengue: adolescentes de 10 a 14 anos;

– Covid-19: crianças menores de 5 anos e grupos prioritários;

– Influenza: população acima dos seis meses de idade;

– Vacinas do calendário de rotina;

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira) e das 9h às 16h (sábado).

Vacinação Domiciliar

Para ter acesso à vacinação domiciliar, o usuário deve fazer o agendamento pelo aplicativo ‘João Pessoa na Palma da Mão’. Esse serviço é destinado às pessoas acamadas (restritas ao leito).

MS registra 16.012 casos confirmados de dengue – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

Mato Grosso do Sul já registrou 19.489 casos prováveis de Dengue, sendo 16.012 casos confirmados, em 2024.  Estes dados foram apresentados no boletim referente à 46ª semana epidemiológica, divulgado pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) nesta segunda-feira (25). Segundo o documento, 30 óbitos foram confirmados em decorrência da doença e outros 17 estão em investigação.

Nos últimos 14 dias, Itaquiraí e Amambai tiveram casos confirmados para doença. Já os óbitos registrados ocorreram nos municípios de Maracaju, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Dourados, Laguna Carapã, Naviraí, Sete Quedas, Amambai, Paranhos, Ponta Porã, Iguatemi, Itaquiraí, Aparecida do Taboado, Mundo Novo, Campo Grande e Bonito. Entre as vítimas, 15 delas possuíam algum tipo de comorbidade.

Vacinação

Ainda conforme o boletim, 100.999 doses do imunizante já foram aplicadas para idade permitida em bula na população. Ao todo, Mato Grosso do Sul já recebeu do Ministério da Saúde 189.910 doses do imunizante contra a dengue. O esquema vacinal é composto por duas doses com intervalo de três meses entre as doses.

Chikungunya

Em relação à Chikungunya, o Estado já registrou 3.280 casos prováveis, sendo 917 confirmados. Não há óbitos registrados. A SES alerta que as pessoas devem evitar a automedicação. Em caso de sintomas de dengue ou Chikungunya, a recomendação é procurar uma unidade de saúde do município.

Confira os boletins:

Boletim Epidemiológico Dengue SE 46 – 2024

Boletim Epidemiológico Chikungunya SE 46 – 2024

Helton Davis, Comunicação SES
Foto: Divulgação

Pré-matrícula online para escolas municipais de Nova Iguaçu começa nesta terça-feira (26)

Pré-matrícula online para escolas municipais de Nova Iguaçu começa nesta terça-feira (26)




As famílias de Nova Iguaçu já podem se preparar para garantir a educação dos filhos em 2025. A partir desta terça-feira (26), a Prefeitura dá início à pré-matrícula online para a rede municipal de ensino. O processo, que abrange Educação Infantil, Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Educação Especial, estará disponível até o dia 6 de dezembro pelo site www.matricula.semed.novaiguacu.rj.gov.br.

Pais e responsáveis poderão inscrever crianças a partir de 2 anos completos até 31 de março de 2025, na Educação Infantil, até estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental. Já no EJA, podem se inscrever jovens e adultos a partir de 15 anos. Para crianças que ingressarão no 1º ano do Ensino Fundamental, a idade mínima é de 6 anos completos até a mesma data.

A relação dos alunos inscritos será divulgada no site oficial em 20 de dezembro. A efetivação da matrícula ocorrerá diretamente na unidade escolar, no período de 6 a 10 de janeiro de 2025.

Além disso, alunos com deficiência, transtorno global do desenvolvimento ou altas habilidades terão suas matrículas realizadas em turmas regulares, contando com o suporte do Atendimento Educacional Especializado (AEE) no contraturno. A Rede Municipal oferece AEE em Braille, LIBRAS e Língua Portuguesa escrita, conforme necessário. As escolas também receberão acompanhamento pedagógico da Secretaria de Educação para garantir a inclusão e o suporte adequado.

Na primeira fase da pré-matrícula on-line, a escolha da escola será feita, preferencialmente, no bairro onde o aluno mora e conforme disponibilidade de vagas. Caso não haja vagas disponíveis, o sistema irá disponibilizar outras opções.

Uma segunda fase será aberta para vagas remanescentes entre 20 e 22 de janeiro de 2025, com a lista de inscritos sendo publicada no dia 24. Nessa etapa, as matrículas deverão ser realizadas presencialmente nas escolas nos dias 29 e 30 de janeiro.

Mais informações estão disponíveis no Diário Oficial desta segunda-feira (25).

Semana de Inovação, Tecnologia e Agronegócio começa nesta terça no ParkTec-CG; inscrições ainda estão abertas – CGNotícias

A Semana de Inovação, Tecnologia e Agronegócio terá início nesta terça-feira (26), no Parque Tecnológico de Campo Grande (ParkTec-CG). As inscrições seguem abertas, e os interessados ainda podem se inscrever para participar deste grande evento, que ocorrerá até o dia 28 de novembro. A programação reunirá os principais agentes de tecnologia, representantes de empresas, instituições de ensino e gestores públicos de todo o Brasil.

O evento tem como objetivo discutir tendências e apresentar soluções que fomentem o desenvolvimento econômico regional e impulsionem o ecossistema de inovação em Mato Grosso do Sul.

Com programação inteiramente gratuita e aberta ao público, as inscrições, obrigatórias, podem ser realizadas pelo link: https://www.sympla.com.br/evento/semana-da-inovacao-tecnologia-e-agronegocio/2741224

Para falar sobre as tendências e inovações na agricultura do Brasil e do mundo, o diretor executivo adjunto da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Matheus Ferreira, abre o ciclo de palestras nesta terça a partir das 18h30. Ele é zootecnista pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), pós-graduado em Gestão do Agronegócio e tem vasta experiência na condução de projetos de desenvolvimento do setor rural.

O diretor-presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), Álvaro Prata, apresentará na sequência uma palestra sobre o cenário da inovação e as tendências tecnológicas no Brasil. Prata, que integrou as discussões do grupo S20 no G20, destaca-se por sua atuação na liderança de debates em ciência e inovação.

O evento é uma realização da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), em parceria com o Parktec CG. Conta também com o apoio de instituições renomadas como Embrapii, Fundect, UFMS, UCDB e seu Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Local.

A programação possibilitará a troca de experiências e a criação de conexões estratégicas entre profissionais, acadêmicos, empresários e gestores públicos. Além disso, os participantes poderão acompanhar palestras e rodas de conversas sobre as tendências do segmento, abordando temas como Cidades Inteligentes, Inovação Aberta, Captação de Recursos, Fomento em Projetos de Inovação, Projetos MS, Rota Bioceânica e GovTech.

As atividades acontecerão presencialmente no Parque Tecnológico de Campo Grande (Parktec CG), localizado na Avenida Rachid Neder, 760, bairro Monte Castelo.

Programação Completa
26 de novembro

18h30 – 19h00: Credenciamento
19h00 – 19h15: Abertura oficial
19h15 – 19h30: Solenidade com Universidades e Instituições parceiras
19h30 – 20h00: Palestra: Confederação da Agricultura do Brasil
Matheus Ferreira – Diretor Executivo Adjunto
20h00 – 20h30: Palestra: Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii)
Álvaro Prata – Diretor-Presidente
20h30 – 21h30: Coquetel

27 de novembro

08h30 – 09h00: Credenciamento
09h00 – 09h20: Potencializando Ambientes de Inovação
Ricardo Senna – Secretário Executivo da Semadesc
09h20 – 09h40: Fomento à Pesquisa Científica e Inovação em MS
Prof. Dr. Nalvo Franco – Diretor Científico da Fundect
09h40 – 10h20: Coffee break
10h20 – 12h00: Painel: Inovação Aberta e Captação de Recursos
Casos Bayer, Nestlé e outros
12h00 – 14h00: Pausa para almoço
14h00 – 16h30: Painéis sobre Cidades Inteligentes, Marco Legal e Startups

28 de novembro

08h30 – 09h00: Credenciamento
09h00 – 10h20: Palestras sobre Rota Bioceânica e Conexões Estratégicas
14h00 – 16h30: Painel: Tecnologia e Agronegócio no Mato Grosso do Sul

Sobre o Parque Tecnológico de Campo Grande (Parktec CG)

Inaugurado em 2023 pela Prefeitura Municipal de Campo Grande, o Parktec CG é um polo tecnológico que promove o desenvolvimento socioeconômico da região por meio de inovação, empreendedorismo e economia criativa. O espaço oferece infraestrutura para projetos de aceleração, incubação, eventos e treinamentos, sendo referência para empresas e instituições que buscam inovar.

Endereço: Avenida Rachid Neder, 760 – Monte Castelo, Campo Grande/MS
Site: campogrande.ms.gov.br/parkteccg
Redes sociais: @parkteccg
Contato: (67) 99638-1911 | contato@parkteccg.com.br

#ParaTodosVerem A imagem de capa mostra a fachada do ParkTec-CG.

IML inaugura serviço especializado na Casa da Mulher Brasileira





A criação do atendimento representa um avanço no combate à violência contra a mulher



Casa da Mulher Brasileira oferece atendimento a mulheres vítimas da violência. Foto: Governo de São Paulo/Divulgação

O Instituto Médico Legal (IML) inaugurou, nesta segunda-feira (25), um serviço especializado dentro da Casa da Mulher Brasileira (CMB) para acolher mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. O projeto prevê a realização de exames de perícia para constatação de lesão corporal e o aumento da produção de provas técnicas nos casos atendidos pela CMB, em que haja necessidade de requisição de corpo de delito.

A criação do serviço especializado representa um avanço no reconhecimento da gravidade e combate à violência contra a mulher. “Com uma equipe composta por médicas-legistas especializadas em casos de violência contra a mulher, doméstica e familiar, garantimos um atendimento multidisciplinar, integrado e completo, evitando deslocamento desnecessário, revitimização e impunidade”, disse a médica-legista e assistente técnica da Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo, Mariana Ferreira, uma das responsáveis pela implementação do serviço pela Polícia Científica.

Leia a reportagem completa na Agência SP