Arquivo do Autor: asemanaagora.com.br

NOVA GESTÃO DA CIPA TOMA POSSE EM CERIMÔNIA OFICIAL – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

Na manhã desta segunda-feira (25), ocorreu a posse da nova gestão da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA). A cerimônia de transição foi conduzida pelo Secretário de Administração Jony Allan.

O novo presidente da CIPA, Gilson Alves Diniz, assumiu o cargo antes ocupado por Francisco Ricardo de França Oliveira. A nova gestão terá duração de um ano a partir da data de hoje.

Todos os membros presentes foram certificados durante o evento, consolidando seu compromisso com a segurança e a saúde no ambiente de trabalho e logo em seguida participaram de uma confraternização com o novo presidente.

Bonito inaugura Sala de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental – Prefeitura Municipal de Bonito

A Prefeitura de Bonito, em parceria com a 4ª Companhia da Polícia Militar Ambiental, Comtur (Conselho de Turismo) e Conseg (Conselho de Segurança de Bonito), inaugurou nesta segunda-feira (25) a Sala de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental, que reúne ferramentas tecnológicas para gestão ambiental no município.

Bonito será a segunda cidade de Mato Grosso do Sul a contar com o serviço, também conhecido como Projeto Radar Ambiental, que teve inicio a dois anos em Campo Grande e inclui, por exemplo, o monitoramento via satélite, que auxilia na melhoria da gestão da unidade ambiental, na fiscalização e identificação, com maior precisão, de riscos ambientais, bem como, ajuda nas tomadas de decisões, tornando assim o sistema mais eficiente.

“Com essa iniciativa, o município ganha um importante aliado na melhoria da qualidade dos serviços oferecidos a toda sociedade e sem a ajuda de todos, esse projeto não teria sido realizado. Agradeço a Prefeitura de Bonito, em noma da Juliane e do Thyago, secretários de Turismo e de Meio Ambiente, ao Lucas Alves Ferreira, do Comtur, a Câmara Municipal, em nome do vereador Paulo Henrique Breda e a todos que ajudaram nesse projeto, Semadesc, Imasul, Ministério Público, Comdema, Sindicato Rural, Abrasel, Atratur, Sesc, IASB, enfim, todos”, destaca o comandante da PMA de Bonito, Capitão Kelvin Augusto Rodrigues Valente.

A Sala de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental também contou com importantes parceiros do setor privado, que auxiliaram na compra dos equipamentos e estruturação do local. São eles:

MARCELO YAMAGUSHY M2
PARQUE ECOLOGICO RIO FORMOSO ATRATIVO TURISTICO
RIO DA PRATA E LAGOA MISTERIOSA ATRATTIVOS TURISTICOS
NASCENTE AZUL ATRATIVO TURISTICO
REFUGIO DA BARRA ATRATIVO TURISTICO
ESTRELA DO FORMOSO ATRATIVO TURISTICO
FAZENDA CEITA CORÊ ATRATIVO TURISTICO
VALE DO ANHUMAS ATRATIVO TURISTICO
BARRA DO SUCURI ATRATIVO TURISTICO
ECO PARK PORTO DA ILHA ATRATIVO TURISTICO
BOCA DA ONÇA ATRATIVO TURISTICO
PARQUE DAS CACHOEIRAS ATRATIVO TURISTICO
PRAIA DA FIGUEIRA ATRATIVO TURISTICO
BALNEÁRIO DO SOL ATRATIVO TURISTICO
BURACO DAS ARARAS ATRATIVO TURISTICO
BAIA BONITA – AQUARIO NATURAL ATRATIVO TURISTICO
ESTANCIA MIMOSA ATRATIVO TURISTICO
BONITO SCUBA OPERADORA DE MERGULHO  
GRUTA CATEDRAL ATRATIVO TURISTICO
ZAGAIA ECORESORT HOTELARIA
HOTEL POUSADA ÁGUAS DE BONITO HOTELARIA
POUSADA VOO DAS GARÇAS HOTELARIA
HOTEL MARRUA HOTELARIA
HOTEL CABANAS HOTELARIA
POUSADA REMANSO HOTELARIA
POUSADA OLHO D ÁGUA HOTELARIA
PROMENADE APART HOTEIS HOTELARIA
POUSADA ARTE DA NATUREZA HOTELARIA
HOTEL SANTA ESMERALDA HOTELARIA
CRISVAL AGÊNCIA AGÊNCIA DE TURISMO
YGARAPÉ TOUR AGÊNCIA DE TURISMO
ÁGUAS TURISMO AGÊNCIA DE TURISMO
BONITO WAY AGÊNCIA DE TURISMO
AGTB ASSOCIAÇÃO
BONITO CONVENTION & VISITORS BUREAU ASSOCIAÇÃO
BONITO CHOPP BARES E RESTAURANTES
BACURI COZINHA REGIONAL BARES E RESTAURANTES
RESTAURANTE CASA DO JOÃO BARES E RESTAURANTES
VANZELLA COMERCIANTE LOCAL
VIAÇÃO CRUZEIRO DO SUL COMERCIANTE LOCAL
VISUAL SOLUÇOES GRAFICAS COMERCIANTE LOCAL
RANCHO S COMERCIANTE LOCAL
LABORATORIO RENATO ARRUDA COMERCIANTE LOCAL
LUIS GUILHERME IMÓVEIS COMERCIANTE LOCAL
COSTA E FIGUEIREDO COMERCIANTE LOCAL
AUTO POSTO DA PRAÇA COMERCIANTE LOCAL
BION CONSULTORIA COMERCIANTE LOCAL
FAZENDA 20 DE JULHO PROPRIETÁRIO RURAL
EDUARDO COELHO PESSOA FISICA
SARA RODRIGUES PESSOA FISICA
TELCIO PESSOA FISICA
CRIS PERES PESSOA FISICA
ANÔNIMO (HR SCHERER) PESSOA FISICA
ANÔNIMO (GREICE FELLICIANO ) PESSOA FISICA
VALDEMIR MARTINS PESSOA FISICA
RONALD PIRES DE OLIVEIRA LIMA PESSOA FISICA

IPTU: Contribuintes do Rio podem quitar cotas vencidas do imposto em até 84 vezes – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

As cotas atrasadas do IPTU também podem ser pagas pela internet em até 24 vezes – Arquivo/Prefeitura do Rio

Contribuintes da cidade do Rio de Janeiro podem parcelar seus débitos vencidos de IPTU e Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo (TCL) de 2024. A medida alcança os valores que não foram quitados após o vencimento da última cota do ano de referência e que ainda não estão inscritos em Dívida Ativa.

O procedimento pode ser realizado pela internet, via Portal Carioca Digital (carioca.rio), em até 24 vezes. O parcelamento pelo Carioca Digital deve ser solicitado até o dia 30 de novembro, pois durante o mês de dezembro o serviço fica indisponível.

Caso o contribuinte queira parcelar em até 84 vezes, o benefício deve ser solicitado presencialmente em qualquer Posto de Atendimento do IPTU até o dia 30/05/2025, por meio de Processo Administrativo. Para isso, é necessário entregar um formulário, disponível no Carioca Digital, preenchido com informações do imóvel e do proprietário ou seu representante legal, acompanhado de documentação como identidade e CPF.

A Fazenda alerta para a quitação do imposto ainda neste ano; dessa forma, o contribuinte evitará o acréscimo da atualização dos valores devidos pelo IPCA-E, para o ano que vem, além da incidência da mora.

Veja como solicitar o parcelamento do seu IPTU:

On-line

  1. Acesse o Portal Carioca Digital (carioca.rio)
  2. Clique em “IPTU – Parcelamento e emissão de boletos”
  3. Leia com atenção e siga o passo a passo

Presencial

  1. Acesse o Portal Carioca Digital (carioca.rio)
  2. Clique em “IPTU – Parcelamento e emissão de boletos”
  3. Leia e preencha o formulário disponível em “Documentação necessária”
  4. Com o formulário e documentos necessários em mãos, dirija-se a um dos Postos de Atendimento do IPTU abaixo:

POSTOS DE ATENDIMENTO

Horário de Atendimento: de segunda a sexta, das 10h às 18h.

Barra Shopping – Avenida das Américas, 4.666 – Barra da Tijuca – Entrada A, lojas 215/216

West Shopping – Estrada do Mendanha, 555 – Campo Grande – Loja 282

Norte Shopping – Avenida Dom Helder Câmara, 5474 – Loja 3021 – Cachambi – Cobertura – Vida Center

Sede da Prefeitura do Rio – Rua Afonso Cavalcanti, 455 – Cidade Nova – prédio anexo, térreo (horário de atendimento: das 9h às 16h)

Categoria:

  • 25 de novembro de 2024
  • Marcações: Carioca Digital Dívida Ativa IPTU portal Taxa de Coleta Domiciliar de Lixo

    Procon Municipal intensifica fiscalização e oferece dicas aos consumidores na semana da Black Friday – CGNotícias

    Para garantir a transparência e a segurança nas compras, em uma das datas comerciais mais aguardadas do ano, o Procon Municipal de Campo Grande intensifica suas ações de fiscalização durante toda a semana, monitorando estabelecimentos e orientando consumidores sobre os cuidados necessários ao realizar suas compras.

    Com a expectativa de um aumento significativo no volume de vendas, o Procon monitora de perto práticas comerciais a fim de que sejam cumpridas as normas estabelecidas, como a correta precificação dos produtos e a clareza nas informações sobre promoções e descontos, por exemplo.

    “O objetivo é garantir que os consumidores tenham uma experiência de compra segura e justa, evitando práticas abusivas e garantindo que as ofertas sejam reais”, afirmou o subsecretário do Procon Municipal, José Costa Neto.

    Além da fiscalização, o órgão também disponibiliza uma série de dicas para os consumidores que pretendem aproveitar as promoções da Black Friday. Entre as orientações, destacam-se:

    Pesquise preços: Antes de comprar, faça uma pesquisa prévia dos preços dos produtos em diferentes lojas. Isso ajudará a identificar se a promoção é realmente vantajosa.

    Desconfie de descontos excessivos: Ofertas que parecem boas demais para ser verdade podem ser armadilhas. Fique atento a preços que foram inflacionados antes da promoção.

    Verifique a reputação do vendedor: Confira a credibilidade dos sites e lojas onde pretende comprar. Avaliações e comentários de outros consumidores podem oferecer uma boa percepção sobre o vendedor.

    Leia as condições da oferta: Esteja atento às regras das promoções, como prazos de entrega, políticas de troca e garantia dos produtos.

    Fique atento ao direito de arrependimento: Nos casos de compras on-line, o consumidor tem até 7 dias para se arrepender e solicitar a devolução do produto.

    Guarde comprovantes: Mantenha todos os recibos e comprovantes de compra. Eles são fundamentais para qualquer eventual reclamação.

    A Black Friday é uma grande oportunidade para os consumidores, mas é essencial que todos estejam bem informados e cautelosos. O Procon Municipal está disponível para atender as demandas e esclarecer dúvidas dos consumidores através do canal de denúncias 156 Opção 2 ou presencialmente, na Avenida Afonso Pena, 3.128.


    #PraTodosVerem
    : Na capa da matéria há uma foto que mostra um servidor do Procon, usando colete azul de identificação com a logo do Procon Municipal e da Prefeitura Municipal de Campo Grande, olhando eletrodomésticos na prateleira de uma loja enquanto, utilizando uma caneta e uma prancheta, realiza anotações.

    Talento e superação marcam segundo bloco dos Jogos da Juventude e MS chega a 22 medalhas – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

    No segundo bloco da competição escolar, atletas de MS conquistaram medalhas no basquete, natação, vôlei de praia e wrestling

    O segundo bloco de competições dos Jogos da Juventude 2024 se encerrou na na última sexta-feira (23), com a disputa da natação, wrestling (luta olímpica), ginástica artística, águas abertas, basquetebol e vôlei de praia. A competição começou em 13 de novembro e vai até o dia 28, em João Pessoa (PB).

    A delegação de Mato Grosso do Sul, composta por 115 atletas, é organizada e coordenada pelo Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura).

    Estreante nos Jogos da Juventude, Daniel Coelho Campos, de 15 anos, garantiu o lugar mais alto do pódio na natação, na prova de 50 metros peito. “Foi uma competição muito boa. Eu estava sem expectativas devido a uma lesão no pé que tive alguns dias antes, mas mesmo assim, obtive excelentes resultados, fazendo minhas melhores marcas e levando o MS ao pódio”, destacou.

    Daniel Coelho exibe medalha de bronze, que conquistou nos 100 metros peito (Foto: André Durão/COB)

    A dupla de Três Lagoas, Endrick Augusto e João Gabriel de Oliveira, chegou à final do vôlei de praia, enfrentando a equipe do Espírito Santo. Em um jogo disputado, a dupla perdeu no tie-break e faturou a medalha de prata.

    Endrick Augusto, de 17 anos, comentou sobre as dificuldades de jogar na praia. “Ficamos em segundo lugar aqui em João Pessoa, tive algumas dificuldades para me adaptar à praia, porque o vento é muito complicado e o ambiente é totalmente diferente. Mas eu e meu parceiro fomos nos acostumando e conseguimos chegar à final. Sinto que dava para ter ido mais longe, dava para ter buscado o primeiro lugar, mas já estou muito grato por ter ficado no pódio e representado muito bem o nosso estado”.

    Com o encerramento deste bloco, Mato Grosso do Sul acumula 22 medalhas no total, sendo duas de ouro, cinco de prata e quinze de bronze. Confira os destaques:

    Quadro de medalhas

    OURO (2)

    Mariana Gianchini (meio-pesado) – judô

    Daniel Coelho (50 m peito) – natação

    PRATA (5)

    Maria Miziara (ligeiro) – judô

    Rafaela Silva (meio-médio) – judô

    Vitor Cabreira (pesado) – judô

    Amanda Lopes (Prova de Velocidade) – ciclismo

    Endrick e João Gabriel – vôlei de praia 

    BRONZE (15)

    Leonardo Kurokawa e Isadora Stello (dupla mista) – tênis de mesa

    Andre Dodero (ligeiro) – judô

    Mirella Souza (médio) – judô

    Henrique Sena (médio) – judô

    Anielly Gama (pesado) – judô

    Equipe mista de judô

    Ana Júlia Nantes (maças) – ginástica rítmica

    Lucas Vieira (48 kg) – taekwondo

    Pedro Lucas Dourado (prova de velocidade) – ciclismo

    Daniel Coelho (100 m peito) – natação

    Luiza Montagner Friedrich (50 m costas) – natação

    Alexandre de Paula (50 m borboleta) – natação

    Luan Alves Cabral  (estilo livre 55 kg) – wrestling 

    Vincenzo Santullo (estilo greco-romano 92 kg) – wrestling

    Basquete masculino

    Bel Manvailer, Comunicação Setesc
    Foto de destaque: Ana Patrícia/COB

    5ª edição levou inclusão e cidadania para os povos indígenas da Aldeia Te’yikue – Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul

    A 5ª edição do MS em Ação, realizada no último fim de semana em Caarapó, levou serviços essenciais aos povos indígenas da aldeia Te’yikue e região. Durante dois dias, a Escola Estadual Indígena Yvy Poty foi o centro das atividades. Ao todo, foram realizados 16.550 atendimentos, incluindo mais de 700 emissões de documentos, além de consultas médicas e odontológicas, vacinação, solicitação de benefícios junto ao INSS e assistência jurídica.

    Essa iniciativa é de extrema importância para as comunidades indígenas, que enfrentam grandes dificuldades de acesso a serviços básicos devido à distância das aldeias em relação aos centros urbanos. Rita Quevedo, de 53 anos, foi uma das beneficiadas pela ação.

    “Consegui regularizar o documento de guarda da minha neta. É muito bom quando eles vêm até aqui, na nossa reserva, que é a nossa cidade. Fomos muito bem atendidos, com todo o carinho”, afirmou a dona de casa.

    Comunidade da aldeia Te’yikue em busca de atendimentos essenciais durante a 5ª edição do MS em Ação

    Outro caso resolvido foi o de Eduardo*, indígena da etnia Guarani Kaiowá, nascida e criada na aldeia TeyKue. Ela enfrentava dois processos no Juizado Especial de Caarapó, relacionados à execução de título extrajudicial devido a dívidas contraídas em uma loja de móveis e roupas.

    Seu nome foi negativado após não conseguir cumprir o acordo de parcelamento diretamente com a loja. Com o atendimento, foi proposta uma nova forma de parcelamento para ambos os processos, além de solicitar a retirada do nome dela dos cadastros de inadimplentes, como SPC e Serasa.

    MS em Ação ofereceu mais de 40 serviços gratuitos a indígenas de Caarapó

    A ação, coordenada pela Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública) e pela SEC (Secretaria da Cidadania), contou com a presença da Procuradora de Justiça, Jaceguara Dantas da Silva, conhecida pela defesa dos direitos humanos e coordenadora estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul.

    “Estou aqui para ouvir as mulheres indígenas. Queremos combater o feminicídio e conversar com lideranças indígenas para que nos ajudem no combate a essa violência que não é cultural e não pode ser normalizada”, destacou a procuradora.

    Superintendente de Segurança Pública, o delegado Tiago Macedo ressaltou a importância de fortalecer laços com as comunidades indígenas.

    “É muito importante ver a comunidade abrindo as portas da sua casa para nos receber, é a demonstração de que a comunidade confia no Governo do estado e nas forças de segurança. O nosso papel aqui é para fortalecer essa confiança, mostrando para a comunidade que estamos preparados para ouvi-los, que estamos integrados com os demais poderes, com todos os órgãos, em todas as instâncias, para que isso tudo possa reverberar dignidade e cidadania”.

    Mais de 200 indígenas receberam atendimento odontológico

    A secretária de Estado da Cidadania, Viviane Luiza, enfatizou o compromisso de levar o estado às áreas mais distantes.

    “Estamos trabalhando em prol da cidadania, de dignidade, de incluir, de pertencer a todos os povos, é a presença do Estado de Mato Grosso do Sul nos lugares mais longínquos, onde essas pessoas têm dificuldade de ir por exemplo para Caarapó ou para Campo Grande para ter todos os serviços que nós trazemos. A gente faz isso para diminuir esse distanciamento, as classes sociais podem ser unidas, então nós estamos mostrando que a entrega do nosso trabalho faz a diferença para essas 5 mil pessoas. Estamos incluindo pessoas que não tinham a presença do estado por décadas, fazendo uma mudança de paradigma e que seja assim por muitos anos”, disse a secretária.

    O prefeito de Caarapó, André Nezzi, ressaltou que serviços que parecem simples para quem mora na cidade são de extrema importância para quem no dia a dia, tem dificuldades para buscar esses atendimentos.

    “Muda completamente a vida dessas pessoas que têm muita dificuldade de conseguir tirar o seu documento, de ter acesso à saúde, de ter esse conhecimento com as autoridades aqui. Falar sobre segurança, discutir a segurança na aldeia, das mulheres, enfim, essa ação é muito importante e era muito esperada no nosso município”, diz ele.

    Cacique da aldeia Te’yikue, Anísio da Silva, agradeceu ao Governo de Mato Grosso do Sul pelos mais de 40 serviços gratuitos oferecidos à comunidade

    “O MS em Ação é muito importante para a nossa comunidade, porque muitos de nós tivemos dificuldades de tirar identidade, CPF. Nós agradecemos muito a Deus, primeiramente, e a todos os apoiadores”, disse  Magdiel Marques Paim, de 25 anos,  nascido e craido na aldeia Tey’Ikue.

    Evelyn Souza, Comunicação Governo de MS
    Jaqueline Hahn Tente, Comunicação da Cidadania
    Fotos: Matheus Carvalho/SEC

    *o indígena preferiu manter sua identidade anônima

    Sorocaba apresenta projeto inovador na saúde bucal com destaque nacional em Brasília/DF – Agência de Notícias



    25 de novembro de 2024

    11:35

    Por: Bruno Rodrigues

    Fotos: SES/Divulgação

    Sorocaba se destacou na 1ª Mostra Comemorativa aos 20 anos da Política Nacional de Saúde Bucal – Brasil Sorridente, realizada nos dias 21 e 22 de novembro, em Brasília/DF. O evento, que contou com a presença de movimentos sociais, usuários, trabalhadores e gestores das três esferas do governo, recebeu mais de 200 trabalhos de todo o Brasil, e Sorocaba ficou entre os seis melhores projetos selecionados.

    Durante a mostra, foram compartilhadas experiências bem-sucedidas de diversas regiões do Brasil, promovendo trocas valiosas, fortalecendo os serviços de saúde bucal no Sistema Único de Saúde (SUS). O evento também serviu como um momento de reflexão sobre os desafios futuros e sobre como continuar avançando na construção de um sistema de saúde mais justo, inclusivo e eficiente.

    O projeto inovador de Sorocaba, apresentado no evento, traz como tema a Regulação Digital Guiada e a integração do Prontuário Eletrônico do Cidadão (PEC) do e-SUS da Atenção Primária à Saúde (APS) com a Atenção Especializada em Odontologia. Desenvolvido em parceria entre a Coordenação de Saúde Bucal do Município, o serviço de Estomatologia do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), e a equipe de Tecnologia da Informação da Secretaria de Saúde de Sorocaba (SES), o projeto já está em fase de implantação e recebeu reconhecimento do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS).

    “A iniciativa tem como objetivo principal apoiar as equipes de saúde bucal das Unidades Básicas de Saúde (UBS) por meio de um sistema digital vinculado ao e-SUS. Com base nos dados clínicos registrados por profissionais no sistema, a ferramenta interativa modulada por um cirurgião-dentista regulador facilita nos diagnósticos e tratamentos, bem como agiliza os encaminhamentos ao CEO, otimizando consultas e exames. Essa integração representa um avanço na eficiência do atendimento e no acesso à saúde bucal de qualidade”, explica o coordenador de Saúde Bucal de Sorocaba, Dr. Diego Diniz.

    A participação de Sorocaba na mostra é um marco que reforça o compromisso da cidade em inovar e evoluir na prestação de serviços em saúde. O reconhecimento nacional evidencia o impacto positivo do trabalho realizado e reafirma a liderança de Sorocaba na busca por um SUS mais inclusivo e moderno. “Parabéns a todas as equipes envolvidas nesse projeto que enche a cidade de orgulho”, comemora o secretário da Saúde, Dr. Cláudio Pompeo.

    Colaborou: Dr. Diego Diniz (coordenador de Saúde Bucal/ SES Sorocaba)

    Semana começa com tempo quente e seco em MS, mas com possibilidade de chuva a partir de quinta-feira

    Mato Grosso do Sul tem previsão de tempo firme, quente e seco devido a atuação do sistema de alta pressão atmosférica, neste início de semana. Já a partir de quinta-feira (28), poderá haver aumento da nebulosidade, com previsão de chuva de diferentes intensidades.

    A partir desta segunda-feira (25) até quarta-feira (27) a previsão indica tempo firme, com sol e variação de nebulosidade. As temperaturas seguem altas, entre 36°C e 39°C, além disso, a umidade relativa do ar deve ficar entre 15% e 35%.

    A meteorologia prevê ainda, pancadas de chuvas isoladas, devido ao aquecimento diurno. Em relação as temperaturas são previstas mínimas entre 22°C e 25°C e máximas entre 34°C e 37°C, para a regiões Sul, Leste e Sudeste do Estado. Para as regiões Pantaneiras e Sudoeste, as mínimas devem ficar entre 26°C e 28°C e as máximas entre 35°C e 40°C.

    Já nas regiões do Bolsão e Norte, são esperadas mínimas entre 22°C e 26°C e máximas entre 34°C e 38°C. E em Campo Grande mínimas entre 24°C e 26°C e máximas entre 35°C e 37°C. Os ventos atuam com velocidade entre 40 km/h e 60 km/h.

    Na quinta-feira (28) a previsão indica tempo com sol, aumento de nebulosidade e chuva de intensidade fraca a moderada, e pontualmente podem ocorrer chuvas mais intensas e tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento. “Essa situação meteorológica ocorre devido ao intenso transporte de calor e umidade. Além disso, a atuação de uma área de baixa pressão atmosférica sobre o Paraguai, e a aproximação de uma frente fria favorecem a formação de instabilidades no Estado”, explicou Valesca Fernandes, meteorologista e coordenadora do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima).

    Em relação as temperaturas são previstas mínimas entre 25°C e 26°C e máximas entre 34°C e 36°C nas regiões Sul, Leste e Sudeste. Já nas regiões Pantaneira e Sudoeste as mínimas ficam entre 26°C e 28°C e as máximas entre 36°C a 39°C. No Bolsão e região Norte, as mínimas previstas são entre 25°C e 26°C e máximas entre 35°C e 38°C. E em Campo Grande as mínimas devem ficar entre 25°C e 27°C e máximas entre 33°C e 35°C.

    Comunicação Governo de MS
    Foto: Bruno Rezende

    Cine Santana exibe estreia de curta nesta quarta-feira

    João Paulo Sardinha


    Fundação Cultural Cassiano Ricardo

    *Colaborou estagiário Vinícius Fróes.

    O Cine Santana, na região norte de São José dos Campos, recebe nesta quarta-feira (27), às 19h30, a première do filme Lobos e Cordeiros, com Jorge Julios e Marcos Oliveira, o Beiçola da Grande Família.

    A entrada é gratuita, sem a necessidade de reservar ingressos. A classificação indicativa é para maiores de 16 anos.

    Com direção de Daniel Skrip, o curta conta a história de Cido, que vive uma vida dupla. Uma, ao lado de sua esposa, e a outra, com sua amante.

    Durante seus devaneios e fantasias de grandeza, Cido acaba se aliando a um plano para se infiltrar em uma seita secreta.

    Serviço

    Filme: Lobos e Cordeiros
    Dia: 27/11 (quarta-feira)
    Horário: 19h30
    Gratuito

    Cine Santana
    Endereço: Av. Rui Barbosa, 2005, Santana
    Telefone: (12) 3924-7306
    E-mail: csantana@fccr.sp.gov.br


    MAIS NOTÍCIAS

    Fundação Cultural Cassiano Ricardo

    Dudu Nobre encerra edição de 2024 do MS ao Vivo com samba e celebração à Consciência Negra

    O MS ao Vivo deste domingo (24) foi uma celebração ao Mês da Consciência Negra, com show especial de Dudu Nobre e com abertura dos artistas Dovalle, Dany Cristinne e Silveira, na apresentação do Pérolas Negras. Em homenagem ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, comemorado em 20 de novembro, o evento ocorreu no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande, com entrada gratuita.

    O evento é uma realização do Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Setesc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte e Cultura), da FCMS (Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul) e do Sesc-MS (Serviço Social do Comércio de Mato Grosso do Sul).

    A atração principal, o cantor e compositor Dudu Nobre, consagrado mestre do cavaquinho e autor de sambas-enredo que conquistaram o Brasil, já esteve várias vezes em Campo Grande e adora a cidade.

    “O meu show de hoje é um mix, a gente vai fazer uma lembrança desses 25 anos como cantor, prestando homenagem aos grandes nomes do samba e da MPB também, a gente tem que relembrar as músicas que a gente gravou que foram temas de novela, músicas de abertura de seriado, CDs de samba-enredo, músicas que eu escrevi como compositor, são mais de 300 músicas já gravadas, a gente tenta fazer um pequeno apanhado desses 40 anos de samba e 25 anos como cantor”.

    O cantor e compositor considera o projeto MS ao Vivo super importante. “Além da preocupação com a saúde, educação, os governos também têm que ter esta preocupação com o social, o social é muito importante até para poder fortalecer a educação e a saúde. Você traz esse divertimento, as pessoas têm essa oportunidade de curtir este momento de lazer, quando você tem esta oportunidade de ver um show de graça num lugar tão bonito como esse parque é lindo demais. Eu fico muito feliz de poder, junto com outros grandes artistas nacionais, poder estar aqui fazendo parte deste evento”.

    Abrindo o evento, o espetáculo Pérolas Negras apresentou um encontro entre a música preta brasileira e a cultura sul-mato-grossense. Liderado pelos artistas Dovalle, Silveira e Dany Cristinne, o show transita pela tradição do samba e pelos grooves contemporâneos, reverenciando as raízes e influências que moldaram a música brasileira.

    Dovalle fez um show voltado para o Soul Music, que é um dos ritmos que acompanham a sua trajetória como artista. “Preparamos um material para mostrar justamente estas diferenças dentro das vozes que cada um tem, das possibilidades que a gente alcança e das pesquisas sonoras sobre as composições, trazendo as músicas autorais”.

    Para o artista, abrir o show do Dudu Nobre no MS ao Vivo é uma honra muito grande. “Dudu Nobre está nas nossas vidas, não só pelas músicas com as quais ele se destacou no mercado musical, mas pelo grande instrumentista, o músico exímio que ele é, todas as participações nas composições nos interessa muito e nos coloca no lugar de admiradores deste artista maravilhoso. É uma honra fazer parte deste show. Este evento é com certeza um caminho pra gente firmar a cultura sul-mato-grossense e elevar a um nível maior e melhor. Esse palco nos dá a possibilidade de vivência, experiência, e traz uma melhoria para nossa caminhada como artista”.

    A cantora Dany Cristinne trouxe muito pop para o palco do MS ao Vivo. “Este show é uma mistura de estilos, serão três artistas completamente diferentes. Eu sou do pop e eu fiz questão de trazer o meu pop com as minhas músicas para as pessoas. Participar do MS ao Vivo é uma oportunidade gigantesca que vão ter muitas pessoas aqui que ainda não conhecem o meu trabalho, é uma oportunidade de mostrar para que eu vim, mostrar o pop de MS na voz negra feminina. Toda a minha parte vai ser autoral, e no final a gente vai cantar três músicas juntos, cada um num estilo diferente”.

    O músico Silveira trouxe muita diversidade de estilos musicais. “A gente vai cantar vários ‘brasis’, várias versões desse nosso Brasil com estilos musicais característicos daqui da nossa terra e de vários pontos do Brasil. Pra gente, eu falo por todos os cantores que vão abrir o show hoje, é muito importante fomentar a cena autoral daqui da nossa cidade, do nosso Estado, porque fortalece muito a cultura. A gente entende que existe esta necessidade de criar as visões que nós temos da nossa região, e é um privilégio enorme abrir um show com o Dudu Nobre, dividindo o palco com pessoas maravilhosas. O MS ao Vivo é um projeto que precisa ter longa duração, é muito interessante ver essa diversidade, a gente vê tantos estilos pisando no palco no mesmo dia e a recepção das pessoas é muito boa, é um projeto totalmente importante para nosso estado”.

    O diretor-presidente da FCMS, Eduardo Mendes, afirmou que o projeto vai continuar no ano que vem. “O MS ao Vivo é um sucesso, é um projeto que deu certo, nove edições este ano, já tinha começado o ano passado no meio do ano, a perspectiva é de continuarmos durante todo o governo do Eduardo Riedel, que acreditou neste projeto, a Setesc também, e a Fundação de Cultura colocou ele em prática. A gente aprendeu muito entre erros e acertos, e agora é um evento muito bem visualizado, onde os artistas já começam a procurar a Fundação de Cultura para se apresentar. É um grande sucesso e com certeza teremos a edição 2025”.

    O secretário de Estado de Turismo, Esporte e Cultura, Marcelo Miranda, afirmou que o projeto MS ao Vivo foi uma grande retomada do Governo do Estado, que oportuniza para toda a população de forma gratuita shows de extrema qualidade.

    “A gente está muito feliz de concluir mais um ano, nessa parceria com o Sesc, esta ação muito bem organizada pela Fundação de Cultura de mato Grosso do Sul. A gente está muito feliz. É muito bacana estar fechando o ano com o Dudu Nobre, no Mês da Consciência Negra, valorizando e celebrando esta data tão importante. Certamente ano que vem teremos grandes novidades”.

    No meio do público, Luiz Felipe Vieira, que trabalha com gestão de pessoas no Sesc, disse que o MS ao Vivo é um projeto que Campo Grande precisa ter, que trai público, pessoas de todas as idades. “A cidade precisa de eventos como esse, que fazem falta. Já fui a alguns shows do Dudu Nobre aqui em Campo Grande e em outros lugares, e vim aqui para prestigiar o show dele”.

    Ana Paula Lima Batista, analista judiciária, acha o MS ao Vivo um projeto maravilhoso. “É uma oportunidade de ver os artistas e tudo de graça. Eu sou do Rio de Janeiro, estou morando aqui por conta do trabalho, e lá a gente não tem um projeto como esse, para mim é uma novidade, estou adorando”.

    João Arthur Bertozi Dutra, motorista de aplicativo, considera o MS ao Vivo uma iniciativa fantástica por fomentar a cultura na cidade. “A população de Campo Grande merece eventos que enriquecem culturalmente a cidade. Quem vem de fora sente falta de shows, e isso ajuda o crescimento cultural. Conheço o Dudu Nobre pessoalmente; estive na cidade dele, no Rio de Janeiro, na semana passada. Gosto muito da música A Grande Família, que marcou minha infância. Achei incrível o show dos artistas regionais. O Pantanal é rico em talentos, e essa iniciativa da Secretaria de Cultura valoriza muito esses artistas”.

    As nove edições do MS ao Vivo realizadas em 2024 chegaram a um público total de mais de 100 mil pessoas. Para 2025, as expectativas são de novos grandes shows ao longo do ano, mantendo o acesso gratuito da população à cultura.

    Karina Lima, Comunicação Setesc
    Fotos: Ricardo Gomes/Setesc