A SEMANA AGORA

Crianças da Furnas do Dionísio recebem brinquedos da campanha ‘Caixa Encantada’ – Portal do Governo de Mato Grosso do Sul

dezembro 21, 2023 | by asemanaagora.com.br

Crianças da comunidade Furnas do Dionísio, localizada no município de Jaraguari, receberam presentes de Natal da campanha “Caixa Encantada”, realizada pelo Governo do Estado de Mato Grosso Sul.

A entrega ocorreu hoje (21), na EE Zumbi dos Palmares – na área localizada a 43 km de Campo Grande. A primeira-dama Mônica Riedel, madrinha da campanha, participou da entrega junto com o secretário Marcelo Miranda (Setescc), além de Vania Lucia Baptista Duarte (subsecretaria de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial), Neidy Nunes Barbosa Centurião (subcomandante-geral da Polícia Militar), e outras autoridades.

“Nossa missão é fazer coisas que impactam na vida de todos os sul-mato-grossenses. E a campanha da ‘Caixa Encantada’ foi um sucesso, com a participação dos servidores e a sociedade do Estado. Por isso, as crianças estão recebendo presentes nesta época tão importante”, destacou Mônica Riedel.

A campanha “Caixa Encantada”, realizada entre outubro e dezembro deste ano, arrecadou aproximadamente 45 mil brinquedos que são entregues para crianças e adolescentes atendidos em 300 instituições de todo o Estado.

Aproximadamente 100 crianças da comunidade Furnas do Dionísio foram presenteadas hoje. Entre elas os três filhos de Daiane Fernandes Brum, 25 anos. Ao lado dela, Heitor Gabriel, de apenas 3 anos, mostrava orgulhoso o trator que ganhou e já dividia o brinquedo com a irmã Maria Valentina, de 6 anos, que aguardava para receber seu presente de Natal.

“Eu fico feliz e agradecida de ver uma ação dessas. Para minha família foi importante. Eles ganharam brinquedos e agora posso me preocupar só com as roupas, é menos pesado no orçamento e eles ficaram felizes com o que ganharam aqui”, afirmou Daiane, que estava com a filha caçula no colo, Maria Vitória, de 3 meses.

O diretor da escola onde foi realizada a entrega dos presentes, Marcos Antonio da Silva, afirma que ações como esta contribuem para a comunidade. “Temos 102 alunos do 6° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio. A comunidade é muito envolvida com as atividades, são parceiros em tudo. E participar de um momento como este é especial para todos”.

A presidente da Associação de Pequenos Produtores Rurais de Furnas do Dionísio, Leandra Martins da Silva, também comemorou a escolha da comunidade para que as crianças fossem presenteadas. “Parabenizo o Governo do Estado por esta ação. Para as 110 famílias que vivem aqui é muito importante. Estamos felizes e já garante o presente de Natal das nossas crianças”.

História

Entre as comunidades remanescentes de quilombos no Estado, Furnas do Dionísio é uma das mais antigas e populosas, sendo constituída por pequenos sítios e chácaras onde reside uma população de aproximadamente 450 pessoas.

O fundador da comunidade, Dionísio Antônio Vieira, era um ex-escravo proveniente de Minas Gerais e chegou ao local em 1890 em busca de terras férteis para plantação de subsistência. Com pau-a-pique, sapê, argila e esterco de vaca, ele e sua família levantaram as primeiras casas que vieram a dar origem às Furnas do Dionísio. Todos os moradores da comunidade são descendentes diretos do senhor Dionísio.

Natalia Yahn, Comunicação Governo de MS
Fotos: Bruno Rezende

——

Leia mais:

‘Caixa Encantada’ arrecada 45 mil brinquedos que serão distribuídos para crianças em 300 instituições de MS

RELATED POSTS

View all

view all