A SEMANA AGORA

Nova Iguaçu faz último simulado de ativação de pontos de apoio e abrigos temporários antes do verão

December 21, 2023 | by asemanaagora.com.br

Nova Iguaçu faz último simulado de ativação de pontos de apoio e abrigos temporários antes do verão




Começa nesta sexta-feira (22) a estação mais quente do ano, o verão. E como é justamente neste período que costumam ocorrer fortes tempestades, a Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu (SMDC) já está pronta para agir em caso de necessidade. Depois de meses de muitos exercícios simulados de evacuação em casos de emergência e orientações gerais sobre desastres, realizados em escolas e áreas de risco, o órgão promoveu, nesta quinta-feira (21), um treinamento que mobilizou 58 Pontos de Apoio (P.A.) e Abrigos Temporários (A.T.) em toda a cidade.

Estes pontos e abrigos são instalações fixas ou móveis, predefinidas pela Defesa Civil e pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), localizadas em áreas consideradas seguras, onde as famílias afetadas por desastres poderão buscar, em um primeiro momento, assistência e proteção e, em caso de agravamento da crise, hospedagem temporária.

O exercício faz parte da estratégia estabelecida no Plano de Contingências para respostas aos desastres, atualizado para o verão 2023/2024, e teve como objetivo treinar os responsáveis pelos respectivos equipamentos desde o acionamento até a abertura e a comunicação de ativação ao órgão central de Gestão de Desastre. Na dinâmica, cada representante se deslocou até seu P.A., gravou um vídeo comunicando sua ativação e encaminhou, via WhatsApp, para o grupo de Gestão dos P.A. e A.T., onde foram contabilizados.

“Numa situação real de desastre é de suma importância que num curto espaço de tempo os Pontos de Apoio estejam disponíveis para acolherem as famílias que, por orientação da Defesa Civil, deixaram suas residências situadas em áreas vulneráveis. Neste último simulado, 58 equipamentos distribuídos por toda a cidade foram ativados em 55 minutos, tempo considerado excelente para uma pronta resposta”, comemora o secretário municipal de Defesa Civil, Jorge Ribeiro Lopes.

O exercício foi realizado em parceria com as secretarias municipais de Assistência Social (SEMAS) e de Educação (SEMED) e contou com a participação do tenente-coronel BM Messias Alves da Silva, coordenador regional de Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro, e da superintendente da Proteção Social Especial (PSE) de Nova Iguaçu, Taís Gonçalves.

“Estes pontos de apoio devem ser acionados em casos de situação de emergência e calamidade pública. Esta atividade é muito importante e deixa claro que todos nós estamos prontos para atuar a qualquer momento que a cidade precise”, garante a superintendente da PSE.

A atividade mobilizou 11 Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), quatro Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), dois Centros de Convivência, 24 escolas municipais, duas estaduais, duas particulares e 13 igrejas. Confira a lista com os endereços dos 58 Pontos de Apoio e Abrigos Temporários.

RELATED POSTS

View all

view all