A SEMANA AGORA

Curso gratuito de férias do Parque da Biquinha reúne crianças e seus familiares para atividades de Educação Ambiental – Noticias

janeiro 7, 2024 | by asemanaagora.com.br

 

Fotos: Secom e Sema

Por: Mariana Campos

 

Nesta sexta-feira (5), a Prefeitura de Sorocaba realizou o curso de férias “Um dia de aventura no parque”, no Parque da Biquinha, com a participação de cerca de 40 crianças, de 7 a 10 anos, e seus familiares, que aprenderam, de forma lúdica, sobre as características e os hábitos de aves, mamíferos, insetos e anfíbios, em um momento especial de conexão com a natureza.

Promovido pela Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o curso de férias teve como objetivo aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar crianças e seus familiares um pouco mais sobre o meio ambiente. Além de disseminar o conceito de lazer saudável, em meio à natureza, a iniciativa também teve como objetivo incentivar uma maior integração entre as crianças e reduzir o uso exagerado de celulares e videogames.

Divididas em grupos, acompanhadas de monitores, as crianças exploraram o Parque da Biquinha e toda a biodiversidade ali existente, além de poderem participar de diferentes atividades lúdicas, como enigma, jogo da cadeia alimentar, oficina de confecção de sapinho falante e brincadeira da lagarta no casulo.

A garotada, ainda, pôde conferir uma exposição de animais taxidermizados (“empalhados”), de diferentes espécies, como a anta e o jacu-de-barriga-castanha, e confeccionaram um monóculos, utilizando garrafa pet. Por fim, em duplas, pais e filhos participaram de um quiz sobre o tema trabalhado no curso de férias.

A moradora do Quintais do Imperador, Ana Paula Saturnino da Silva, levou sua filha Stefanye, de 7 anos, ao curso de férias “Um dia de aventura no parque”. “Participei de um evento no Parque da Biquinha quando era adolescente e amei. Quando vi que teria o curso de férias aqui já vim inscrever minha filha”, contou a mãe. A pequena Stefanye se divertiu com a programação. “Gostei muito. Quero vir aqui no parque da Biquinha mais vezes”, afirmou a garota.

A programação também contou com uma tarefa social de arrecadação de materiais escolares novos, como lápis de cor, cadernos, canetas, entre outros, que serão destinadas a entidades cadastradas junto ao Fundo de Solidariedade Social (FSS) de Sorocaba.

O Parque da Biquinha está localizado na Avenida Comendador Pereira Inácio, 1.112, no Jardim Emília, e funciona de terça a domingo, das 8h às 17h, com entrada gratuita.

 

RELATED POSTS

View all

view all