A SEMANA AGORA

Ambulância do Samu é depredada por vândalos na madrugada

janeiro 9, 2024 | by asemanaagora.com.br

Cláudio Souza


Secretaria de Saúde

Funcionários da SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina) registraram boletim de ocorrência na manhã desta segunda-feira (8), no 3º Distrito Policial de São José dos Campos, após a base do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) na cidade e uma ambulância recém-adquirida terem sido alvos de vandalismo durante a madrugada.

A viatura e a base, que funciona na região sul da cidade, foram apedrejadas por duas pessoas, que fugiram do local após o ato. O para-brisa da ambulância foi quebrado, e o capô ficou amassado.

A Polícia Civil está investigando o caso para identificar os autores da ação. A Prefeitura de São José dos Campos, que integra o Samu regional, repudia atos como o desta madrugada, que prejudicaram o atendimento à população.

O Samu da região – que atende também Caçapava, Igaratá, Jacareí, Jambeiro, Paraibuna e Santa Branca – é mantido pelas prefeituras e administrado por meio de um contrato de gestão entre a SPDM e o Consavap (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto do Paraíba). Em São José são nove ambulâncias – sete de suporte básico e duas de atenção avançada.

Serviço

O Samu é um programa do Governo Federal que tem como finalidade prestar socorro à população, por meio de unidade móvel, em casos de urgência e emergência, oferecendo atendimento em residências, locais de trabalho e vias públicas.

A finalidade é chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação que possa causar sofrimento, provocar sequelas ou mesmo levar à morte. Os atendimentos são realizados por equipes multidisciplinares de médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e condutores socorristas.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde

RELATED POSTS

View all

view all