A SEMANA AGORA

Curso de férias leva magia do universo do Harry Potter ao Zoológico Municipal de Sorocaba – Noticias

janeiro 9, 2024 | by asemanaagora.com.br

Fotos: Mariana Campos/Secom

Por: Mariana Campos

Crianças e adolescentes participaram, nesta terça-feira (9), do primeiro dia do curso de férias “Animazoo”, no Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, com o tema “Harry Potter e os animais fantásticos do Zoo”. A ideia é possibilitar aos participantes uma experiência diferente no local, com a junção entre o universo do famoso bruxo e o dia a dia do parque.

Promovido pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente, Proteção e Bem-Estar Animal (Sema), o objetivo do curso de férias é aproveitar esta época de recesso escolar para ensinar a crianças e adolescentes um pouco mais sobre meio ambiente, além de promover a conexão deles com a natureza e o lazer ao ar livre.

O “Quinzinho de Barros” é considerado um dos zoológicos mais completos da América Latina, classificado pelo Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) na categoria A, que é a mais elevada. O parque municipal possui cerca de 1.000 animais de 250 espécies e, além do lazer ao público, desempenha um importante trabalho de conservação, pesquisa, bem-estar animal e educação ambiental, que são as cinco funções de um zoológico moderno.

Após as boas-vindas e a apresentação do tema do “Animazoo”, a equipe de Educação Ambiental da Sema realizou a atividade do chapéu seletor, dividindo os participantes em grupos, que receberam nomes correspondentes às quatro casas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts (Grifinória, Sonserina, Lufa-lufa e Corvinal), de Harry Potter, e fez a distribuição das varinhas às crianças e aos adolescentes.

Em seguida, acompanhados de monitores, cada grupo conheceu os animais que habitam o Zoológico Municipal de Sorocaba e que são mais próximos daqueles que representam as casas da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts. São eles: a onça-pintada e o tigre, representando o leão (Grifinória); a jararaca e a jararaca-ilhoa representando a cobra (Sonserina); a irara, o furão e a lontra, representando o texugo (Lufa-lufa); e a águia-cinzenta, representando a águia (Corvinal). Em frente aos recintos, de forma lúdica, os participantes aprenderam características e hábitos de cada espécie.

Para encerrar o primeiro dia de programação, utilizando o conceito da Maleta de Newton Scamander, as crianças e os adolescentes conheceram o Museu de Zoologia, que conta com cerca de mil peças, como os famosos animais taxidermizados (popularmente conhecidos como “empalhados”), além de crânios, esqueletos, animais conservados em álcool, penas, ovos, bicos, entre outros.

Eles também fizeram uma visita aos bastidores do parque e puderam conhecer um pouco mais sobre o zoológico e o importante trabalho desenvolvido pela sua equipe técnica, visando à conservação das espécies dos animais. Eles visitaram o Setor de Nutrição, responsável por elaborar e garantir que os animais recebam uma alimentação balanceada e de acordo com suas necessidades, utilizando o conceito da “Câmara Secreta” de Harry Potter.

Já no segundo dia do curso de férias, nesta quarta-feira (10), das 8h às 12h, os participantes vão participar do Grande Jogo Harry Potter. A programação educativa será realizada também na quinta e na sexta-feira (11 e 12), das 8h às 12h, com outro grupo de crianças e adolescentes que se inscreveram para o “Animazoo”.

O Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” está localizado na Rua Theodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e é aberto de terça a domingo, das 9h às 17h, sendo que a bilheteria funciona até as 16h.

RELATED POSTS

View all

view all