A SEMANA AGORA

PAT tem aumento de pessoas contratadas e encaminhamentos

janeiro 16, 2024 | by asemanaagora.com.br

José Roberto Amaral


Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

O PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador) de São José dos Campos registrou em 2023 aumento do número de trabalhadores encaminhados para as vagas de emprego por meio do órgão em relação ao ano anterior.

Também houve crescimento no número de pessoas contratadas após a entrevista e a avaliação realizadas pelas empresas. Nos dois casos, o acréscimo foi de 9%.

Em 2023, o PAT fez o encaminhamento de 27.285 trabalhadores, ante 25.024 em 2022. De acordo com o controle do órgão, foram contratadas 1.724 pessoas no ano passado e 1.583 no período anterior.

Durante 2023, o PAT ofereceu 7.586 vagas de emprego. Os dados levam em conta apenas as novas oportunidades no período. Quando não são preenchidas, elas voltam a aparecer nos dias seguintes, mas entram na estatística apenas uma vez.

Seguro-desemprego

O levantamento realizado pelo PAT também mostra uma queda no atendimento de trabalhadores que procuraram o benefício do seguro-desemprego em 2023 em relação ao ano anterior, o que mostra maior estabilidade do mercado de trabalho em São José.

No ano passado, o órgão, que auxilia na habilitação do trabalhador para receber o seguro-desemprego, atendeu 2.970 pessoas que procuraram o serviço. Uma queda de 22% em relação a 2022, quando 3.813 foram habilitadas via PAT. O trabalhador também pode solicitar o benefício por outros canais, como a internet.

Carteira

Outro dado que comprova maior estabilidade no mercado de trabalho na cidade é o estoque de empregos com carteira assinada.

De acordo com o Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), o município contabilizou 194.932 trabalhadores registrados em novembro de 2023, um aumento de mais de 10 mil empregos em relação a dezembro de 2022, quando o estoque era de 184.805 pessoas com carteira assinada.

Funcionamento

O PAT funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Todos os serviços são gratuitos para empresários e trabalhadores.

As vagas são publicadas diariamente, a partir das 18h, na página do PAT. Antes de se dirigir ao local, é preciso consultar o site e verificar se existem oportunidades de acordo com o perfil.

Em caso positivo, os interessados devem comparecer munidos de carteira de trabalho digital ou física e documento de identificação. O posto está localizado na Praça Afonso Pena, 175, Centro.


MAIS NOTÍCIAS

Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

RELATED POSTS

View all

view all