A SEMANA AGORA

Prefeitura de Sorocaba prossegue com ações de rescaldo da chuva nesta terça-feira (23) – Noticias

janeiro 23, 2024 | by asemanaagora.com.br

 

Fotos: Serpo e Saae/Sorocaba

Por: Eduardo Santinon

 

A Prefeitura de Sorocaba, nesta terça-feira (23), prossegue com o atendimento às ocorrências relacionadas às chuvas intensas registradas no último fim de semana. Os trabalhos de limpeza de via e residências, bombeamento de água e desobstrução de córregos prosseguem, sobretudo, concentrados na região do Parque das Águas e do bairro Parque Vitória Régia.

As equipes que integram a Operação Plano Verão 2023/2024, inclusive da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo) e do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), seguem mobilizadas 24 horas. Devido a alagamentos, no momento, há interdição de trânsito somente na Avenida Dom Aguirre, na altura do Parque das Águas.

Por exemplo, no Parque Vitória Régia é feita a limpeza das ruas e o bombeamento da água do Reservatório de Detenção de Cheias (RDC), para amortecer o volume em caso de mais chuva. Ao passo que no Parque das Águas ocorre também a remoção da lama acumulada nas vias e logradouros, além de retirada de entulho dos imóveis. Ao passo que, paralelamente, continuam as iniciativas de apoio social às famílias prejudicadas.

A Prefeitura, inclusive, contratou, emergencialmente, empresa para dar apoio às equipes do Poder Público nos serviços de reparação de infraestrutura, em razão das fortes chuvas registradas. “Somente a Serpo conta com mais de 150 pessoas em campo e mais 60 veículos, além de escavadeiras e outros equipamentos, com reforço de integrantes de cooperativas, voluntários e parceiros da iniciativa privada. A prioridade é a assistência às famílias, seguida da limpeza e obras para liberação de ruas e imóveis”, destaca o secretário da Serpo, Darwin de Almeida Rosa.

Há ações de recuperação de infraestruturas urbanas também em andamento na Avenida Comendador Pereira Inácio, Avenida São Paulo (acesso ao Jardim Bandeirantes), Rua Laura Maiello Kook (Ipanema das Pedras) e Paulo Monte Serrat (Jardim Faculdade), entre outros pontos, onde há interdições parciais de via, em caráter temporário, para execução dos trabalhos. Ao passo que as ruas Professora Ana Rita Moraes Coelho (Barcelona) e Guida Mares (Central Parque) estão com trânsito fechado, para recuperação de pavimento que afundou.

 

Transporte Público

A Urbes – Trânsito e Transportes informa que os ônibus públicos operam normalmente, mas com intervenções pontuais em razão das chuvas. As equipes de fiscalização acompanham os itinerários das linhas com desvios e as liberam tão logo ocorre a desobstrução das vias. São elas: linhas 17 – Central Parque; 16 – Angélica/Botucatu; A30/1 – Inhaíba/Genebra; 33 – Mato Dentro; 34 – Aparecidinha; A67 – Ipanema das Pedras; 51 – Green Valley, 304 – Interbairros, 80 – UFSCAR – Terminal São Paulo e 82 – Condomínio Ana Maria. As informações sobre os desvios de linhas podem ser obtidas pelo telefone 118 ou pessoalmente nos terminais do transporte público.

 

Emergências

A Defesa Civil do Estado mantém o alerta de chuvas para o fim de semana na região de Sorocaba, sendo que situações que demandem urgência na cidade podem ser solicitadas pelos telefones 199 (Defesa Civil) e 193 (Corpo de Bombeiros). A Defesa Civil de Sorocaba também recebe solicitações de emergência pelo WhatsApp (15) 99198-3049, bastando informar, via texto, nome completo, CPF, endereço completo, breve relato do fato e fotos. Esses canais podem ser acionados pelas vítimas, cuja central repassará às equipes que estão nas ruas as orientações para proceder a devida assistência.

A Secretaria de Segurança Urbana (Sesu) considera importante que a população colabore, prevenindo incidentes nesta época de chuvas. Se a área é suscetível a alagamentos, por exemplo, os moradores são orientados a acompanhar a previsão do tempo e, em caso de chuvas fortes, procurar abrigo em local mais alto e seguro. Mais orientações estão disponíveis em: http://www.spalerta.sp.gov.br/ .

 

 

RELATED POSTS

View all

view all