Arquivo do Autor: asemanaagora.com.br

Nova Iguaçu segue em alerta máximo devido às chuvas

Devido às chuvas intensas que atingiram Nova Iguaçu entre a tarde de sábado (13) e a madrugada deste domingo (14), a Prefeitura montou gabinete de gerenciamento de crise, com a participação de várias secretarias e órgãos públicos, para analisar os impactos provocados pela chuva até que a cidade volte à normalidade. Também nesta manhã, o prefeito Rogerio Lisboa se reuniu, em seu gabinete, com o vice-governador Thiago Pampolha Gonçalves e demais autoridades para apresentar a situação do município e traçar estratégias para minimizar as consequências das chuvas.

O município segue em alerta máximo. De acordo com a Secretaria Municipal de Defesa Civil (SMDC), foram 235mm de chuva em 14 horas, entre 18h30m e 8h30m, o maior volume já registrado na cidade neste período de tempo desde o início das medições dos índices pluviométricos, em 2008.

A quantidade de chuva nessas 14 horas representou 77% da média histórica do mês de janeiro, de 305,8mm. Em 24 horas, entre 8h45m de sábado e 8h45m de domingo, foram 237mm. O bairro Moquetá foi o mais atingido, com 57mm de chuva em apenas uma hora. Uma mulher está desaparecida após a queda de um veículo no Rio Botas, no trecho entre Nova Iguaçu e Belford Roxo. Equipes do Corpo de Bombeiros fazem buscas na cidade vizinha.

Equipes da Defesa Civil estão nas ruas para atender as 41 ocorrências registradas, até o momento, sendo 34 delas alagamentos e inundações em diversos bairros. Há também registros de desabamento de imóvel, deslizamento de barreira, e ameaças de queda de poste, desabamento de imóvel e deslizamento de barreira. Ainda não há registros de pessoas desabrigadas ou desalojadas.

Diversas secretarias disponibilizaram equipes para fazer o trabalho na rua. Estão sendo usados equipamentos para a limpeza e desobstrução de bueiros, valões e rios, assim como a remoção de entulhos. Os semáforos da Via Light foram religados e está sendo feita a manutenção de sinalização de trânsito em toda a cidade.

Diversos bairros da cidade foram impactados pela chuva, sendo os das regiões do Centro, Posse e Comendador Soares os mais afetados. Com a tempestade, houve o transbordamento do Rio Botas em diferentes trechos, entre eles Estrada da Palhada, Rua Bernardino de Melo, Comendador Soares e no Moquetá.

Todos os 58 Pontos de Apoio e Abrigos Temporários da Defesa Civil estão mobilizados para, se necessário, abrigar quem precisar de um local seguro. Quem estiver em situação de risco deve ligar para os telefones: 199/ 2667-5751 / 981609740.

 

Já a Secretaria Municipal de Assistência Social tem esses pontos de abrigo e atendimento disponibilizados para a população. Eles também estão recebendo doações, como colchões, material de limpeza e alimentos não perecíveis:

 

Califórnia

Casa da Juventude Iguaçuana
Endereço: Rua Liberdade, 56, Califórnia

2. Moquetá

Colégio Estadual Milton Campos
Endereço: Rua Tupinamba, 271, Moquetá

3. Nova Era

Colégio Estadual Santo Antônio De Pádua
Endereço: Rua José Luís, 223, Mangueira

4. Miguel Couto

Cras Bom Retiro
Endereço: Estrada Luís de Lemos, 2556, Nova América

5. Comendador Soares

Cras Estação Morro Agudo
Endereço: Rua Formosa, 256, Comendador Soares

6. Valverde

Cras Fazenda Cabuçu (Valverde)
Endereço: Rua Abílio Augusto Távora, s/nº, Praça do Valverde

7. Centro

Cras Maxambomba
Endereço: Avenida Governador Portela, s/nº, Praça Santos Dumont, Centro

8. Cerâmica

Cras Monte Verde
Endereço: Rua Pedro Cunha, 48, Ponto Chic

9. Bairro da Luz
Espaço Municipal da Terceira Idade
Endereço: Av. Luís de Matos, 736, Bairro da Luz

10. Posse
Instituto Chrisan
Endereço: Rua Frei Frederico Vier, 175,Alto da Posse

11. K11

Ministério da Terra Prometida
Endereço: Rua Barão de Tinguá, 88, Centro

12. Caioaba

Ministério da Terra Prometida
Rua Eduardo Fernandes 130, Caioaba

 

Para as próximas horas, a previsão é de chuva fraca a moderada isolada.

 

Alertas por SMS

 

A Secretaria Municipal de Defesa Civil de Nova Iguaçu já contabiliza 68.912 munícipes cadastrados para receber alertas referentes às condições do tempo pelo celular por mensagens de SMS desde 2018. Com isso, a cidade é a terceira do estado em números de pessoas registradas para receber informações.

As mensagens de texto enviadas vão desde a previsão de tempo até a recomendação para evacuação das áreas de risco previamente mapeadas. Essas informações servem de alerta para possíveis desastres, como inundações e deslizamentos causados pelas fortes chuvas, principalmente no período de verão.

Os moradores interessados em receber os alertas devem enviar pelo telefone celular uma mensagem contendo o CEP de interesse para o número 40199, podendo cadastrar mais de um CEP. Após feito o cadastramento, o celular estará apto a receber alertas e recomendações da Defesa Civil (é totalmente gratuito e não precisa ter crédito no celular).

 

Clique aqui e veja a lista completa de pontos de apoio e abrigos temporários.

Agência Minas Gerais | Previsão do tempo para Minas Gerais neste sábado,13 de janeiro

Neste sábado, o céu estará de nublado a encoberto, com pancadas de chuva e trovoadas isoladas no Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes e Zona da Mata. 

Também no Noroeste, Central Mineira, Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Oeste e Metropolitana. 

Nas demais regiões, céu parcialmente nublado com pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), a temperatura varia de  19/21ºC a 30/32ºC. 

Clique aqui para conferir a previsão completa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Prefeito do Rio decreta situação de emergência no município devido a impactos e danos provocados por chuva – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

Garis limpam as ruas após chuva forte no Rio – Fabio Motta / Prefeitura do Rio

Devido aos impactos e aos danos provocados pelas chuvas que caíram na cidade entre sábado (13/01) e domingo (14/01), o prefeito do Rio, Eduardo Paes, decretou situação de emergência no município. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial, na tarde deste domingo.

Na decisão, entre outras considerações, o prefeito justifica que a cidade entrou no Estágio 4 às 2h45 deste domingo, devido aos elevados acumulados pluviométricos em 24 horas, com diversas ocorrências em andamento, que provocaram impactos nas atividades de ordenamento, sobretudo na Zona Norte.

Com a declaração de situação de emergência, fica autorizada a mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem nas ações de respostas necessárias à redução dos efeitos causados pelas chuvas.

Veja o decreto AQUI

 

Prefeitura do Rio monta pontos de apoio para a população atingida pelas chuvas e libera Avenida Brasil ao tráfego

Categoria:

  • 14 de janeiro de 2024
  • Marcações: chuva Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro situação de emergência

    “HumanizAção” acolhe 19 pessoas em situação de rua neste sábado (13) – Noticias

    Por: Secom

    Ao longo deste sábado (13), o programa “HumanizAção” realizou novas ações de abordagem social especializada a pessoas em situação de rua na cidade. As equipes ofereceram atendimentos a 52 pessoas, sendo que 19 delas aceitaram receber acolhimento no Serviço de Obras Sociais (SOS). Lá, são disponibilizados aos abrigados, além do pernoite, alimentação completa, roupas e toalhas limpas, banho quente e cuidados de higiene.

    As equipes percorreram diferentes pontos da cidade, como: Avenida Américo Figueiredo, Praça da Juventude, Praça Castro Alves, Rua Sete de Setembro, Rua Cláudio Manoel da Costa, Praça do Relógio, Rua Álvaro Soares, Rua XV de Novembro, Rua São Bento, Praça Frei Baraúna, Rua Padre Luiz, Praça Cel. Fernando Prestes, Praça Dom Tadeu Strunk, Parque Carlos Alberto de Souza, Ponte Salomão Pavlovsky, Praça Carmela Fernandes Alarcon, Avenida São Paulo, Praça Oxford, Praça Largo do Divino, Rua Benedito Galdino Barros, Avenida Dr. Afonso Vergueiro, Avenida General Carneiro, Avenida Dr. Armando Pannunzio, Praça Pedro de Toledo, Avenida Nogueira Padilha, Praça Mãe Preta, Praça Pio XII, além de imediações da Rodoviária, do Terminal Santo Antônio, do Terminal São Paulo, do Cemitério da Saudade, da UPH Zona Norte, da UPH Zona Oeste, do Mercado Municipal e da Rotatória da Drurys,

    O “HumanizAção” é realizado de forma integrada por equipes da Secretaria do Gabinete Central (SGC), Secretaria de Segurança Urbana (Sesu), Secretaria da Cidadania (Secid), com sua Coordenadoria de Álcool e Outras Drogas junto à Divisão de Política para Pessoas em Situação de Rua, além da Secretaria da Saúde (SES). Também conta com o importante auxílio da Guarda Civil Municipal (GCM), Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), Secretaria de Mobilidade (Semob) e Urbes – Trânsito e Transportes.

    Saiba como ajudar
    A população pode sempre colaborar com as atividades do programa, informando os locais da cidade onde haja pessoas em situação de rua necessitando de cuidados e acolhimento, assim como doando roupas, cobertores e alimentos. O contato pode ser feito pelo WhatsApp (15) 99666-2636, que pode ser acessado 24h por dia, ou pelos telefones: (15) 3229-0777, do SOS; (15) 3212-6900, da Secretaria da Cidadania (Secid) e 153, da Guarda Civil Municipal (GCM).

    Complexo viário da Avenida Lívio Veneziani será duplicado

    Beatriz Rosa


    Secretaria de Mobilidade Urbana

    A Prefeitura de São José dos Campos dará início às obras de duplicação do complexo viário da Avenida Lívio Veneziani, que liga o Jardim Uirá ao Residencial São Francisco, na região sudeste da cidade.  

    As melhorias no complexo envolvem, ainda, outras duas importantes vias: a Avenida Madre Teresa de Calcutá, continuação da Lívio Veneziani, e a Avenida Tangará, paralela à avenida. 

    A obra será executada pela empresa Land Vale, que venceu a licitação com valor de R$ 12.499.000,00. O prazo de execução é de 14 meses.

    Estão previstos serviços de terraplanagem, drenagem e pavimentação, além de um trecho de duplicação, restauração de pavimento, alteração de sinalização e implantação de sistema cicloviário. 

    Duplicação

    Uma das principais etapas das obras será a duplicação de um trecho da Avenida Lívio Veneziani, entre a Rua dos Jaburus e a Avenida Hélio Siqueira Pinto, no Residencial São Francisco. Atualmente, a avenida funciona como mão dupla, com uma faixa de rolamento. Após a duplicação, a avenida passará a ter duas faixas, em ambos sentidos.

    A Avenida Tangará, que também funciona nos dois sentidos, será totalmente recapeada e receberá nova sinalização. A avenida passará a ter mão única, com duas faixas, sentido bairro e Via Cambuí.

    Com isso, será implantado um sistema binário entre as Avenidas Lívio Veneziani e Tangará, que transformará as avenidas paralelas em vias de sentido único, com o objetivo de melhorar o fluxo de veículos. 

    Também está prevista a implantação de sistema cicloviário em todo o complexo, incluindo a continuação da Avenida Lívio Veneziani com a Avenida Madre Teresa de Calcutá, somando cerca de 2 quilômetros, que será conectado com os sistemas cicloviários da Avenida dos Astronautas e Via Cambuí.

     


    MAIS NOTÍCIAS

    Secretaria de Mobilidade Urbana

    ENQUETE UOL DO BBB24 – DISPUTA APERTADA RECELA QUEM FICA ENTRE THALYTA, DAVI E JUNINHO

    Por MRNews

    Enquete UOL BBB 24: Disputa acirrada aponta possível eliminação de Juninho após briga

    A mais recente parcial da enquete UOL sobre o Big Brother Brasil 24 revela uma intensa competição entre os participantes do segundo Paredão. O motoboy Juninho, envolvido em uma briga com Thalyta após a votação, está atualmente empatado com Davi na preferência do público, conforme a última atualização às 8h20.

    Na corrida para permanecer na casa, Thalyta lidera com 33,78%, seguida por Davi com 33,57%. No entanto, Juninho está ligeiramente atrás, com 32,64% dos votos, indicando que poderá ser o próximo eliminado do programa.

    A cobertura especial do BBB pelo UOL, com participação de colunistas renomados como Chico Barney, Kerline e Leão Lobo, oferece aos espectadores uma análise detalhada dos acontecimentos. Os programas ao vivo no YouTube, Splash Show e Central Splash, proporcionam uma imersão completa nos principais momentos do reality.

    Além disso, o artigo destaca alguns destaques recentes do programa, como as falas polêmicas de Rodriguinho e Nizam sobre o corpo de Yasmin Brunet, bem como outros eventos relevantes.

    O desenrolar dessa disputa e os desdobramentos dentro da casa mais vigiada do Brasil serão acompanhados de perto pelos fãs do BBB 24. A enquete UOL continua sendo uma fonte crucial para medir a preferência do público, revelando as reviravoltas e emoções que marcam mais uma edição do reality show.

     

    Análise da Controvérsia em Torno das Críticas ao Corpo de Yasmin Brunet no BBB 24

    No último sábado (13), o Big Brother Brasil 24 (BBB 24) tornou-se palco de uma discussão controversa envolvendo os participantes Rodriguinho e Nizam Hayek, que criticaram abertamente o corpo da modelo Yasmin Brunet. A conversa, ocorrida no quarto do líder e exclusivamente entre homens, gerou repercussão negativa nas redes sociais, acendendo debates sobre misoginia.

     

     

    BBB 24 – RODRIGUINHO ELIMINADO? CANTOR CRITICOU APARÊNCIA E CORPO DE YASMIM BRUNET E É DETONADO

    Rodriguinho e Nizam, ao avaliarem a aparência de Yasmin, destacaram aspectos como seu rosto, bumbum e outros detalhes físicos. As críticas, especialmente sobre o corpo da participante, provocaram reações imediatas nas redes sociais. Mulheres expressaram descontentamento, apontando para a recorrência de corpos femininos sendo alvo de críticas por homens.

    A abordagem da conversa no programa também incluiu comentários sobre a postura de Yasmin dentro da casa, intensificando a polêmica. Comentários como “Ela largou mão aqui. Hoje ela comeu dois pacotes de bolacha com requeijão inteiros!” revelam uma análise subjetiva sobre o comportamento da participante.

    O ápice da polêmica ocorreu quando, mesmo após diversas avaliações sobre a aparência de Yasmin, os participantes aguardaram sua ida ao banho para observar seu corpo através de uma televisão no quarto do líder. Essa atitude provocou ainda mais indignação online, com a palavra “nojo” destacada no Twitter, associada à maneira como os homens falaram da aparência da participante.

    A reação nas redes sociais destacou a percepção de misoginia, denunciando a prática de desprezo ou aversão a mulheres. Comentários como “Fico impressionada com o esforço que fazem para gostar de mulher” e “O homem quando não tem chance com a mulher começa a fazer isso aí” evidenciam a crítica à objetificação e ao julgamento do corpo feminino.

    Esse episódio ressalta a importância de abordar as discussões sobre padrões de beleza e respeito no contexto do entretenimento televisivo. A sociedade, ao rejeitar comportamentos que perpetuam estereótipos prejudiciais, contribui para a construção de um ambiente mais igualitário e respeitoso, onde a aparência não seja critério para a valoração de uma mulher.

     

    A ENQUETE DO UOL DAVI, JUNINHO E THALYTA

    revelou quem fica.  A medida que a noite avança no “BBB 24“.

    Atualizado

    https://mrnews.com.br/index.php/category/entretenimento/big-brother-brasil-bbb

     

    A Disputa Aquece: Davi, Juninho e Thalyta no Paredão do BBB 24

    À medida que a noite avança no “BBB 24”, o segundo Paredão se desenha com intensidade e suspense. O atual Líder, Rodriguinho, enfrenta a difícil tarefa de indicar um participante entre Beatriz, Davi, e Isabelle. A dinâmica da casa entra em cena com votos dos participantes, elevando a tensão no jogo.

    Resultado Atualizado

    Com o Paredão triplo estabelecido, a atenção se volta para o público, que molda o destino dos indicados. A votação considera a média ponderada entre o Voto da Torcida e o Voto Único. O participante menos votado se despedirá, mantendo os telespectadores ávidos por reviravoltas e emoções.

    Como Foi a Votação e Quem Votou em Quem

    Antes da votação, o Anjo Mateus imunizou Nizam. Rodriguinho votou em Davi, aguçando especulações sobre alianças e rivalidades. A casa votou:

    – Juninho: 6 votos
    – Alane: 1 voto
    – Raquele: 6 votos
    – Nizam: 1 voto
    – Luigi: 2 votos
    – Thalyta: 1 voto
    – Marcus: 2 votos
    – Deniziane: 1 voto
    – Pitel: 3 votos

    Empate resultou no líder desempatar, colocando Juninho. Ele puxou Thalyta.

    Enquete UOL: Davi, Juninho e Thalyta

    – Davi: 43,64%
    – Juninho: 28,83%
    – Thalyta: 27,53%

    A votação reflete a tensão do Paredão, deixando o público ansioso para descobrir quem permanecerá na corrida pelo grande prêmio de até R$ 3 milhões no “BBB 24”.

     

    **Estratégias e Alianças: O Jogo se Desenvolve no “BBB 24″**

    Com a formação do Paredão, estratégias e alianças na casa se tornam ainda mais evidentes. A escolha de Rodriguinho em indicar Davi despertou especulações sobre possíveis conexões e rivalidades entre os participantes. A cada voto na casa, as dinâmicas se transformam, revelando as intricadas relações entre os moradores da casa mais vigiada do Brasil.

    Conflitos e emoções atingem o ápice à medida que o Paredão se desenrola. Os telespectadores ficam colados às telas, ansiosos para ver como os indicados reagem à pressão do público. O “BBB 24” continua a proporcionar momentos imprevisíveis, mantendo a audiência entusiasmada com os desdobramentos do jogo e as surpresas que ainda estão por vir.

    Prefeitura de Cuiab | Pedal da Semob j colocou mais de 84 mil pessoas nas ruas e estradas, entregou cerca de 12 toneladas de alimentos

    Considerado um dos grandes feitos da gestão Emanuel Pinheiro, o Pedal da Semob, organizado pela Secretaria de Mobilidade Urbana de Cuiabá, visa unir prática esportiva a lazer, turismo, assistência social, filantropia e inclusão de bicicletas no trânsito. Com mais de cinco anos de existência, com realização de 200 pedais, a iniciativa já reuniu um público de aproximadamente 84 mil pessoas, se somadas todas as edições. O evento é feito nas modalidades de ciclismo urbano realizado durante a semana e cicloturismo realizado duas vezes ao ano. 

    O ciclismo urbano acontece todas às terças-feiras e os passeios são apenas dentro da cidade. Já o cicloturismo, que é o Pedal Ecológico, como o próprio nome já diz, percorre rotas mais distante, visitando distritos e zonas rurais, muitas vezes pega estrada de chão e é ideal para quem gosta de um pouco mais de aventura. 

    O Pedal da Semob cresce a cada dia e a Prefeitura só deixou de praticar a iniciativa no ano de 2020, por conta da pandemia de Covid-19, que parou o mundo. Desde que começou em 2018, já foram realizados mais de 200 pedais semanais e agora em 2024 já será realizada a 7ª edição do semestral. 

    Em média, 350 e 380 pessoas se reúnem nos passeios das terças a noite. O público é eclético e conta com a presença de jovens, crianças acompanhadas pelos pais e uma grande parcela da população da terceira idade que se reúnem semanalmente para participar dos eventos que são gratuitos e não precisa fazer inscrição. O ponto de partida é exclusivamente na Orla ll, do Bairro do Porto, às 20 horas. Os interessados devem comparecer basicamente com bicicleta, equipamentos de segurança e vontade de pedalar. Em média são percorridos entre 23 a 25 quilômetros, pelos principais pontos turísticos da Capital.

    Já os tours semestrais, reúnem cerca de 500 ciclistas a cada edição e, diferente dos que acontecem durante a semana, estes precisam de inscrições que geralmente são garantidas através de doação de alimentos. No final, toda a alimentação arrecadada é doada para instituições filantrópicas e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Até a última edição que foi realizada em dezembro de 2023, na região do Distrito de Nossa Senhora da Guia, mais de 4 mil pessoas já foram inscritas nos pedais semestrais. Somando todas as edições, mais de 84 mil pessoas passaram pelos eventos. 

    Um dos coordenadores, Raimundo Alves Ribeiro, explica que além do incentivo ao esporte e a uma vida saudável, a iniciativa também tem grande preocupação em garantir a segurança dos participantes – no entanto que todos os passeios – tantos urbanos quanto cicloturismos – são acompanhados por motos batedores e carro de apoio, prevendo a possibilidade de alguma bicicleta furar o pneu ou apresentar qualquer outro problema, entre outras situações. Durante o percurso também é oferecido água e frutas aos participantes. Os alimentos são doados por parceiros do projeto. 

    Iniciativa já entregou 12 toneladas de alimentos

    Nas seis edições realizadas até hoje, já foram arrecadadas cerca de 12 toneladas de alimentos que foram doados a instituições filantrópicas e famílias em situação de vulnerabilidade social de Cuiabá e distritos. Entre as comunidades que já receberam incentivos do pedal estão: Apoio à Criança com Câncer (AACC), Hospital de Câncer de Mato Grosso, Legião da Boa Vontade (LBV), Casa Caminho Redentor, Casa são Vicente de Paula, Pastoral da Família da Igreja São Gonçalo do Porto, entre outras. Para realização desta grande iniciativa de cunho social, lazer e fomento turístico, a Semob conta com a ajuda de várias empresas privadas que doam brindes e até bicicletas profissionais para os sorteios que são realizados a cada edição, incentivando ainda mais, a participação popular. 

    1º Pedal Pet Semob

    O 1º Pet Pedal da Semob e da secretaria-adjunta de Bem-Estar Animal arrecadou 200 quilos de rações para cães e gatos. O ato solidário ocorreu na no mês de setembro de 2023 e contou com a presença de colaboradores do evento e de apoiadores das causas animais. A iniciativa atendeu a um pedido do prefeito Emanuel Pinheiro, que tem um forte compromisso com a causa animal, especialmente com os bichinhos em situação de rua. 

    “Uma das principais missões do Pedal da Semob é promover a solidariedade. Nos últimos seis anos, a equipe da pasta já realizou diversas ações beneficentes de arrecadação de alimentos e brinquedos. E em 2023, em colaboração com a Secretaria do Bem-Estar Animal, tivemos a alegria e satisfação de organizar uma ação voltada para os animais. gratidão a todos aqueles que doaram e irão doar participando de eventos futuros”, agradeceu Emanuel. 

    O coordenador Raimundo, destacou que além das ações sociais, os pedais da Semob trazem uma grande contribuição para a saúde mental, tendo em vista os inúmeros depoimentos de participantes que se curaram de depressão, síndrome de pânico, entre outros transtornos mentais. “A interação social é muito benéfica para todos, a pessoa chega e já consegue fazer amigos, pertencer a um grupo, em seguida vai para a natureza, cachoeira, essas coisas que fazem bem para a saúde como um todo. Então, o Pedal da Semob é uma porta de entrada para o ciclismo em Cuiabá, é onde a pessoa inicia, perde o medo de andar na rua, de andar próximo aos carros”, disse Raimundo ao convidar a população para entrar no movimento, pois até o final deste mês os pedais semanais voltarão a ser realizados normalmente. 

    “Vamos adotar a bicicleta como meio de transporte ou como forma de lazer, vamos sair do sedentarismo e viver uma vida mais ativa e saudável”, encorajou o coordenador. 

    Para mais detalhes: siga a página no Instagram: @pedaldasemobcuiaba

    Prefeitura inicia Curso de Verão para alunos veteranos da Rede Municipal de Ensino

    De 15 a 30 de janeiro

    Prefeitura inicia Curso de Verão para alunos veteranos da Rede Municipal de Ensino


    14/01/2024 |
    15:00 |
    67

    A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Ensino, Gestão e Escola de Formação (Degef), inicia nesta segunda-feira (15) o ‘Curso de Verão 2024 – saberes da leitura, da escrita e do cálculo’ para alunos veteranos da Rede Municipal de Ensino. A abertura será às 7h30 na Escola Municipal Antônia Lúcia Navarro Braga, em Gramame. O Curso de Verão faz parte da política de recomposição e fortalecimento da aprendizagem da gestão municipal.

    O Curso de Verão, que acontece até o dia 30 de janeiro, irá atender estudantes que em 2024 estarão matriculados nas turmas dos 3º aos 7º anos e precisam fortalecer habilidades de leitura, escrita, cálculo e resolução de problemas, de modo que os estudantes possam iniciar o ano letivo com as aprendizagens consolidadas para iniciar o novo ano escolar.

    Terá uma duração de 30 horas com foco nos componentes curriculares: Língua Portuguesa e Matemática. Os estudantes serão organizados por grupos de acordo com níveis de aprendizagens, e contarão com material didático específico para a esta ação pedagógica.

    Estão envolvidos nesta ação professores, pedagogos, assistente social, psicólogo, professores com atuação em salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e as gestões escolares.

    Agência Minas Gerais | Previsão do tempo para Minas Gerais neste domingo,14 de janeiro

    O domingo (14/11) segue com áreas de instabilidade atuando sobre Minas Gerais. Embora a tendência seja de redução no volume na Zona da Mata e Sul do estado, a persistência das chuvas ainda requer atenção nestas áreas.

    Por outro lado, há possibilidade de chuvas, por vezes fortes, nas regiões Central e Oeste de Minas, com redução na nebulosidade no final do dia.

    As temperaturas permanecem estáveis em todas as regiões mineiras.

    Clique aqui para conferir a previsão completa do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

    Comlurb mobiliza 900 garis para atuação nas zonas Norte e Oeste após as fortes chuvas – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

    Gari trabalha em rua da cidade após forte chuva – Divulgação / Comlurb

    A Comlurb convocou, na manhã deste domingo ( 14/01), garis que estavam de folga para reforçar as equipes de emergência da Zona Norte, incluindo a área no entorno do Rio Acari, que transbordou e levou ao alagamento de ruas. Para a região foram 600 profissionais, sendo 200 para os bairros de Acari, Fazenda Botafogo, Pavuna e Parque Colúmbia. Os garis vão remover móveis e outros bens inservíveis danificados pela água. Serão utilizadas 12 pás mecânicas e cinco minipás mecânicas e caminhões basculantes que darão apoio na remoção de resíduos, além de caminhões-pipa para a lavagem das vias.

    Na Zona Oeste, a operação de remoção de bens inservíveis, limpeza e lavagem das vias terá 300 garis, com seis pás mecânicas e 13 caminhões basculantes e caminhões-pipa. A operação especial contará com o reforço de 490 garis destacados para a limpeza de praia durante o verão, que serão realocados para as demandas emergenciais.

    Assim que as fortes chuvas começaram, a Comlurb mobilizou suas equipes de emergência e de manejo arbóreo, que trabalharam na noite de sábado e na madrugada deste domingo (14/01) para desobistruir caixas de ralo, escoar a água dos bolsões formados e remover árvores e galhos que caíram em alguns pontos da cidade.

    Categoria:

  • 14 de janeiro de 2024
  • Marcações: Comlurb Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro