A Secretaria de Políticas e Promoção da Mulher promoveu neste sábado (13/01), na Universidade Castelo Branco, em Realengo, a aula inaugural dos cursos de capacitação das Casas da Mulher Carioca de 2024. Mais de três mil convidadas participaram da cerimônia. As turmas preparam as alunas nas áreas de tecnologia, beleza, cuidado e idiomas, entre outras.
De acordo com a secretária das Mulheres, Joyce Trindade, dar acesso à capacitação a esse público permite a construção de uma sociedade mais justa:
– Investir em capacitação para as mulheres é gerar renda para a nossa cidade e transformar a realidade de muitas famílias, afinal, são as mulheres que chefiam a maioria dos lares brasileiros. Além disso, a autonomia financeira delas é um fator crucial para transformar as estruturas sociais. Queremos construir uma cidade onde todas tenham acesso a oportunidades.
Mais de 51 mil mulheres capacitadas em 2023
As Casas da Mulher Carioca são espaços de promoção e de enfrentamento à violência contra a mulher. Além de cursos e oficinas para capacitação, oferecem orientação jurídica, psicológica e encaminhamento para serviços da Assistência Social.
Em 2023, a Secretaria da Mulher capacitou mais de 51 mil mulheres nos cursos das Casas da Mulher Carioca.
Endereço das Casas:
Casa da Mulher Carioca Tia Doca Rua Julio Fragoso 47 – Madureira Telefone: (21) 2452-2217 / 3796-0228 E-mail: casadamulhertiadoca@gmail.com
Casa da Mulher Carioca Dinah Coutinho Rua Limites 1.349 – Realengo Telefone: (21) 3464-1870 E-mail: casadamulherdinahcoutinho@gmail.com
Casa da Mulher Carioca Elza Soares Av. Marechal Falcão da Frota s/nº – Padre Miguel Telefone: (21) 3900-3749 E-mail: casadamulherelzasoares@gmail.com
Marcações: Casa da Mulher Carioca Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro
A Guarda Civil Municipal (GCM) de Sorocaba recuperou, na noite desta sexta-feira (12), duas motocicletas em locais diferentes. Um veículo foi encontrado na região central e o outro na Vila Barão, zona oeste da cidade.
Equipes da GCM faziam patrulhamento preventivo pelos bairros e acharam os veículos abandonados. Ao realizar a checagem no Centro de Operações Integradas (COI) da Guarda Civil Municipal, ambas as motocicletas foram identificadas como produto de furto.
Os veículos foram guinchados e encaminhados até a Delegacia Participativa de Polícia (DPP), onde houve o registro de boletim de ocorrência e contato com os proprietários das motocicletas, que comparecem ao local para recuperação das mesmas.
A Prefeitura de São José dos Campos está realizando neste mês a campanha Janeiro Roxo, que tem como objetivo combater o preconceito e conscientizar a população a respeito dos sintomas da hanseníase.
A campanha tem sido divulgada nas 45 UBSs Resolve, presentes em todas as regiões da cidade, com abordagens individuais ou em grupos nas salas de espera, com os profissionais de saúde prestando informações sobre a enfermidade – sinais, sintomas, transmissão e tratamento.
O objetivo é tirar o estigma da doença e aumentar o diagnóstico precoce dos casos, prevenindo possíveis sequelas e ajudando no processo de cura. Até o final do mês, o Arco da Inovação estará iluminado de roxo, que é a cor escolhida pela OMS (Organização Mundial de Saúde) para simbolizar a campanha.
O último domingo de janeiro, que neste ano cai no dia 26, foi instituído como Dia Mundial contra a Hanseníase. Já no dia 31, será comemorado o Dia Nacional de Combate e Prevenção da Hanseníase.
Doença
Causada pela bactéria Mycobacterium leprae, a hanseníase é transmitida por via respiratória. O trabalho realizado pela Prefeitura tem como objetivo informar sobre sintomas, transmissão e tratamento, conscientizando os munícipes para que busquem atendimento médico precocemente diante da suspeita.
Em São José dos Campos, foram diagnosticados 7 casos em 2023, o mesmo número do ano anterior. Atualmente, 12 pessoas estão passando por tratamento, que é totalmente gratuito.
Mais informações sobre causas, sintomas, diagnóstico e tratamento
Sintomas
Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade ao calor e frio, ao tato e à dor
Locais com diminuição dos pelos e do suor
Dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas
Diminuição da sensibilidade ou força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos
Úlceras (feridas) de pernas e pés
Nódulos (caroços) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos
Mais uma unidade reformada pelo Gabinete de Intervenção do Estado na saúde do município apresentou sérios problemas menos de um mês após sua inauguração. Desta vez a ocorrência foi na USF Campo Velho, que foi entregue em 20 de dezembro passado e cuja fachada desabou com as chuvas desta sexta-feira (12), na capital.
O acidente, que não deixou feridos, revela falhas evidentes na execução do projeto. A estrutura da fachada, que foi totalmente reconstruída, não suportou o peso da água e desmoronou.
A situação coloca em dúvida a eficácia da intervenção do Gabinete de Intervenção do Estado, que deixou um rastro de problemas para o prefeito Emanuel Pinheiro consertar. Logo no início do ano, outra obra mal feita foi constatada na USF Ouro Fino/Serra Dourada, apenas dois dias após sua inauguração. A “reforma” foi entregue pela intervenção sem vaso sanitário, com pia quebrada, vazamentos, cano furado, sem ralo, sem rede de tecnologia da informação, sem computador, portas sem pintura e maçaneta, sem ar condicionado, sem televisão para os usuários. No local também havia goteiras, macas enferrujadas e outros equipamentos desgastados.
A falta de planejamento e a aparente negligência nas construções evidenciam a necessidade de uma análise crítica sobre as ações implementadas. Os cidadãos, que foram bombardeados com promessas da Intervenção Estadual de que fariam melhorias na saúde local, agora se vêem diante de uma realidade completamente diferente às promessas feitas.
“Desde quando retomamos a gestão da Secretaria Municipal de Saúde, determinei que nossas equipes façam um amplo levantamento sobre as condições das unidades e que solucionem o quanto antes todos os problemas encontrados, para que possamos oferecer um serviço com qualidade para a nossa população”, afirmou o prefeito.
Os frequentadores da orla de João Pessoa receberam, neste sábado (13), orientações dos agentes ambientais e de fiscalização da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) sobre o descarte adequado de resíduos. A ação faz parte do trabalho educativo do programa Amigos da Praia, coordenado pela Emlur, com apoio de diversas secretarias municipais.
Nesta manhã (13), o ponto de concentração foi o Busto de Tamandaré. O grupo de percussão da Emlur, Baticumlata abriu os trabalhos cantando sobre o trabalho de limpeza e as ações de sustentabilidade, chamando a atenção de quem estava chegando às praias de Tambaú e Cabo Branco. No domingo (14), as equipes estarão no mesmo local.
O superintendente-executivo da Emlur, Igo Morais, frisa que o caráter educativo do programa é de extrema importância para multiplicar a mensagem de proteção ao meio ambiente. “Nossos agentes estão entregando sacolinhas biodegradáveis para que os banhistas ou praticantes de esportes possam descartar os resíduos produzidos enquanto estiverem na faixa de areia e também presenteamos as pessoas com copinhos de papel para reduzir o consumo de plástico”, comenta.
A coordenadora de Educação Ambiental, Kenia Chaves, explica que, além da entrega dos materiais, os agentes ambientais fazem uma abordagem educativa às pessoas, na calçadinha, na faixa de areia e nos bares e quiosques. Neste caso, a orientação é também sobre a separação dos resíduos antes do descarte.
O casal de microempresários, Maria das Dores e Itamar da Mata, da cidade de Natal, vieram a João Pessoa passar o final de semana com a família e amigos e parabenizou a equipe pelo trabalho educativo e pela limpeza das praias. “O litoral de João Pessoa é maravilhoso e essa ação ambiental é nota mil”, destacou Maria das Dores. Já o esposo dela, contou que, se por acaso achar algum resíduo na faixa de areia vai recolher para descartar adequadamente.
“Em Natal, nossas praias não são assim. Temos apenas algumas ações pontuais”, afirma Maria das Dores. Mas ela garantiu que, ao ir ao litoral de sua cidade vai adotar a prática de guardar tudo o que é consumido em uma sacola para descartar nos contentores.
O advogado Miguel Vieira, tirou o sábado para correr com os amigos na calçadinha de Cabo Branco. Segundo ele, sempre compra uma garrafinha de água mineral ou de coco para se hidratar e descarta os materiais nos coletores do próprio quiosque. “Caso eu esteja me movimentando, eu jogo nas papeleiras e contentores instalados na orla”, afirma.
Quiosques – Letícia de Lima trabalha em um quiosque na praia de Cabo Branco e ainda não faz a separação de resíduos entre secos (recicláveis) e úmidos (orgânicos e rejeitos), mas recebeu a orientação da equipe da Emlur. “A partir de agora vamos tentar colocar em prática essas medidas”, contou ela.
Parceiros – A realização do programa Amigos da Praia conta com o apoio das secretarias de Meio Ambiente (Semam), que faz o trabalho educativo e distribui mudas de árvores nativas; Turismo (Setur), que tem o trabalho de orientação junto à rede hoteleira; Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com a questão do ordenamento dos bares, quiosques e ambulantes; Saúde (SMS), com ações de vigilância sanitária nos quiosques; e de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP), resguardando os direitos dos consumidores.
Ações fixas – Igo Morais destaca o trabalho permanente da Emlur na limpeza das praias da Capital. “Diariamente, em torno de 90 agentes de limpeza trabalham nos serviços de catação na faixa de areia e varrição da calçadinha, 24 horas por dia. Além disso, a coleta de resíduos é feita cinco vezes ao dia”. O recolhimento dos resíduos do litoral pessoense supera a quantidade de 1 mil toneladas por mês.
Calendário de ações do programa Amigos da Praia
13 e 14.01 – Busto de Tamandaré
20.01 – Busto de Tamandaré
21.01 – Praia de Cabo Branco (final da Beira Rio)
27.01 – Praia do Bessa (em frente ao Bessa Grill)
28.01 – Praia de Manaíra (em frente ao Mag Shopping)
A verdadeira história do ataque terrorista do Taj Hotel em Mumbai. Os funcionários do hotel arriscam suas vidas para manter todos seguros.
Campeões De Bilheteria
As Trapaceiras
Título Original: The Hustle
País de Origem: Americana
Ano de Produção: 2019
Diretor: Chris Addison
Elenco: Alex Sharp;Anne Hathaway;Casper Christensen;Ingrid Oliver;Rebel Wilson;Timothy Simons
Classe: Comédia, Crime
Duas vigaristas – uma estelionatária barata e outra da alta classe – se unem paraacabar com os homens que as ofenderam.
Temperatura Máxima
Homem de Aço
Título Original: Man of Steel
País de Origem: Canadense/Americana/Inglesa
Ano de Produção: 2013
Diretor: Zack Snyder
Elenco: Amy Adams, Henry Cavill, Kevin Costner, Russell Crowe, Diane Lane, Michael Shannon
Classe: Ação
Nascido em Krypton, Kal-El foi enviado por seu pai para a Terra, quando seu planeta entrou em colapso. Com o tempo, seus poderes aparecem e o colocam em risco.
Ter um animalzinho de estimação traz muita alegria para os donos, principalmente quando estão saudáveis e felizes. Por isso, é muito importante garantir que o cartão de vacinas do pet esteja atualizado.
Os animais, principalmente os filhotes, são muito vulneráveis às doenças, que podem ser graves e até fatais. Para Giselle Tavares, médica-veterinária da Subsecretaria do Bem-Estar Animal (Subea), é essencial vacinar seu pet antes de colocá-lo em contato com outros animais.
“Vacinar seu pet é um ato de carinho com ele, com sua família e toda sociedade, pois as vacinas ajudam na manutenção da saúde e evitam a disseminação de doenças.”
A veterinária explicou que cães e gatos precisam tomar as primeiras vacinas a partir dos 45 dias de vida. Em seguida, também é essencial que os animais tomem a vacina antirrábica, que protege contra a raiva.
As vacinas múltiplas ou polivalentes são as primeiras que o seu pet deve tomar para evitar que doenças como cinomose, parvovirose, adenovirose entre outras nos caninos ou rinotraqueite, clamidiose ou FELV entre outras, nos felinos. Elas podem ser aplicadas a partir da sexta semana de vida e devem ser tomadas em intervalos de 21 dias, até que o cachorro complete 4 meses. Após esse período, ela deve ser realizada anualmente em dose única, para o reforço da imunização.
Giselle ressalta que o tutor não deve atrasar nenhuma das 4 doses da vacina que o animal deve tomar, caso contrário “a vacina perderá toda sua ação de proteção”.
Já a vacina antirrábica é, sem dúvidas, uma das principais vacinas para os animais que existe, por se tratar de uma zoonose que pode ser transmitida para humanos. Ela deve ser aplicada a partir do quarto mês de vida, única dose, sendo necessário reforço anual.
Existem vacinas contra vírus, bactérias e outros parasitas que podem afetar não somente a vida dos animais de estimação, quanto também a de seus donos. É indicado que as vacinas para os pets sejam aplicadas corretamente, seguindo o calendário de vacinação, e acompanhado por um médico-veterinário de confiança.
A profissional destaca ainda que a vacinação correta, associada com cuidados médicos e nutricionais, faz com que a incidência dessas doenças diminua consideravelmente ano após ano, aumentando a expectativa de vida do seu pet. “Além disso, é critério básico para que os pets possam viajar, hospedar em hoteizinhos e creches, e possam conviver com outros animais em segurança”.
Vacinação polivalente gratuita
Para esse ano, a Prefeitura de Campo Grande, por meio da Subea ampliará o programa de vacinação animal e disponibilizará gratuitamente a vacina polivalente para cães de todas as idades dos munícipes da Capital. O projeto visa prevenir custos com tratamentos de saúde animal e evitando possíveis abandonos por falta de recursos.
“A atual gestão da prefeitura está ciente e comprometida com a causa e a ampliação do programa de vacinação para os cães da nossa Capital trará uma economia para o tutor de R$320 por animal, além de evitar a proliferação de doenças e futuros gastos com o tratamento”, pontua a titular da pasta, Ana Luiza Lourenço.
Nova Iguaçu vai realizar II Conferência Municipal de Turismo
A Prefeitura de Nova Iguaçu vai realizar, no dia 7 de março, a II Conferência Municipal de Turismo. As inscrições para participar do evento, que acontece no auditório da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (campus Nova Iguaçu), podem ser feitas até o dia 31 de janeiro. Neste dia também se encerram as inscrições para a eleição da sociedade civil, que vai compor o Conselho Municipal. Este ano, o tema será “O planejamento e Políticas Públicas de Turismo em Nova Iguaçu: O Plano Municipal de Turismo 2023/2033”. A realização do evento conta com o apoio do Conselho Municipal de Turismo.
Durante a conferência será discutido o turismo no município, embasado pelo Plano Municipal de Turismo de Nova Iguaçu como um conjunto de estratégias e ações que tem como objetivo fomentar e viabilizar o desenvolvimento do turismo no município nos próximos dez anos. Ela também tem o objetivo de propor estratégias de aprimoramento da articulação e cooperação institucional entre os entes federativos, com a sociedade civil, que dinamizam os sistemas de participação e controle social na gestão das políticas públicas de turismo para avanço da implementação do Plano Municipal para o Desenvolvimento do Turismo em Nova Iguaçu.
“Essa conferência vai valorizar o potencial dos diversos atrativos turísticos naturais espalhados por seu território, beleza cênica, exuberância em florestas e sua abundância de água que são elementos potenciais ao desenvolvimento do turismo nos segmentos de aventura, esportivo, lazer e pesquisas. Ela tem o objetivo de propor estratégias para que a atividade turística se torne relevante à economia local, além de facilitar, estimular e apoiar a compreensão de que o turismo é uma oportunidade de geração de emprego e renda, promoção socioeconômica e ambiental”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Nova Iguaçu, Mário Lopes.
Durante a conferência, será eleita a composição não governamental do Conselho Municipal de Turismo de Nova Iguaçu para o mandato de 2024/26. A Conferência vai acontecer das 8h às 18h. O auditório da UFRRJ fica na Avenida Governador Roberto Silveira, s/n°, Moquetá.
As inscrições para a participação da conferência devem ser feitas através do link https://forms.gle/pJxapMCiXyEz75WH7 ou pelo e-mail turismo.semdettur@novaiguacu.rj.gov.br. Já para a eleição da sociedade civil pode ser feita através do google forms https://forms.gle/MZHwGVf4d6BDLfrE7 ou pelo email turismo.semdettur@novaiguacu.rj.gov.br das 09h às 17h.
O Governo de Minas Gerais publicou, na edição do Diário Oficial deste sábado (13/1), decreto que amplia a área de proteção ambiental da Estação Ecológica de Fechos, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).
O documento prevê a inclusão de mais 250,7 hectares de terras na área de proteção, que assegurará a conservação e a preservação do manancial d’água na bacia do ribeirão dos Fechos e da biodiversidade. Isso é o equivalente a 250 campos de futebol que agora estarão protegidos para preservação do meio ambiente.
Normativo estabelece a incorporação de seis glebas (áreas não urbanizadas) à E.E. de Fechos
A proposta tem importância significativa para a proteção ambiental. Podem ser mencionadas, como exemplo de valor agregado na ampliação, a incorporação das áreas de nascentes na bacia do Córrego Macacos.
Vale ressaltar, ainda, a relevância para a cobertura vegetal, já que o documento prevê a inclusão de trechos que vão permitir a formação de um contínuo florestal e maior conectividade entre os ambientes naturais da sub-bacia de Fechos às cabeceiras dos córregos Grota-fria e Penteado.
O decreto é uma alternativa para garantir a implementação da área de proteção, mesmo com o veto da Proposição de Lei Nº 25.628 que ampliava o parque, mas em uma área menor e com entraves que poderiam inviabilizar a expansão da área preservada na prática, uma vez que a proposta original poderia provocar conflitos fundiários e riscos de judicialização.
O Instituto Estadual de Florestas (IEF) fundamentou tecnicamente o decreto que já está em vigor. A partir de agora, o Governo de Minas seguirá com os procedimentos para efetivar a expansão da unidade de conservação e para as melhorias da unidade de conservação.
A Secretaria Municipal de Esportes de Guaratinguetá tem o prazer de anunciar a realização da aguardada Colônia de Férias Esportiva, um evento dedicado às crianças do município. Com o objetivo de proporcionar momentos de diversão, aprendizado e atividades empolgantes, a iniciativa promete ser uma opção animada para as férias escolares.
O evento, que será realizado no moderno Complexo Esportivo Parque do Sol, oferecerá uma variedade de atividades, incluindo brincadeiras animadas, diversão na piscina, prática de diferentes esportes e momentos de lazer garantidos.
As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas através do formulário disponível no link https://forms.gle/9pA131M8u1kZfhbh9 ou utilizando o QR code disponibilizado, que pode ser escaneado com a câmera do celular. Vale ressaltar que as vagas são limitadas, tornando importante a inscrição o quanto antes para garantir a participação.
A Colônia de Férias Esportiva é destinada a crianças nascidas nos anos de 2012, 2013, 2014 e 2015, visando proporcionar uma experiência adequada e personalizada para cada faixa etária.
Garanta a vaga de seus filhos e participe dessa iniciativa que promete unir diversão, esporte e aprendizado em um só lugar!