Arquivo do Autor: asemanaagora.com.br

Prefeitura de Nova Iguaçu concluiu desapropriação do Cine Iguaçu para a criação do Teatro Municipal

Prefeitura de Nova Iguaçu concluiu desapropriação do Cine Iguaçu para a criação do Teatro Municipal




A Prefeitura de Nova Iguaçu, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, oficializou, nesta sexta-feira (12), o termo de desapropriação do Cine Iguaçu, fundado na década de 1950 na Praça Antônia Flores Teixeira, em frente à estação de trem, no Centro. Com isso, foi concluída mais uma etapa para a abertura do Teatro Municipal de Nova Iguaçu, que terá 800m² e capacidade para mil pessoas.

“O Teatro Municipal de Nova Iguaçu vai ser muito importante para a vida cultural da cidade e da Baixada Fluminense. Era um desejo antigo da sociedade iguaçuana que vai se tornar realidade”, afirmou o prefeito de Nova Iguaçu, Rogerio Lisboa.

Para o secretário municipal de Cultura, Marcus Monteiro, o Teatro Municipal de Nova Iguaçu vai colocar ainda mais a cidade no roteiro cultural do Estado.

“A implantação do Teatro Municipal representa um marco significativo para a cultura em Nova Iguaçu. Este espaço será um local de diversas manifestações artísticas, proporcionando entretenimento de qualidade e promovendo a diversidade cultural em nossa cidade”, afirma Marcus Monteiro. “Vamos fazer uma obra de restauração do prédio para manter a maior quantidade possível das características originais, buscando modernização e conforto, como, por exemplo, a construção de camarotes. Esse prédio é um dos mais icônicos da cidade, porque por aqui passaram nomes como Grande Otelo, Oscarito e Emilinha Borba, entre outros. Será uma obra sensacional para Nova Iguaçu e um legado cultural incrível.”

Finalizada a desapropriação, o local, que já foi vistoriado por engenheiros e arquitetos da Prefeitura, vai começar a ser reformado.  Os banheiros, o mezanino e o palco serão aproveitados, assim como um lustre de 1948, um dos itens de maior valor histórico do espaço, ornamentos e esquadrias. O declive da plateia também vai passar por reformas. O telhado, que sofre com infiltrações, será restaurado. E a instalação elétrica será totalmente refeita. A fachada do prédio, que já teve cores em branco e verde, vai ser pintada de vinho.

O Cine Iguaçu, considerado um patrimônio histórico do município, foi fundado em 15 de fevereiro de 1952, pelo proprietário de terras iguaçuano Antônio Vaz Teixeira. Em 2014, o local chegou a funcionar como uma casa de shows, chamada Vintage Hall, aberta por pouco tempo. Depois disso, ficou abandonado. Considerado um patrimônio histórico do município, o imóvel estava funcionando como estacionamento, passando por um processo de degradação e descaracterização devido à falta de manutenção.

Agência Minas Gerais | Rede Fhemig chama a atenção para aumento nos atendimentos a motociclistas acidentados

Uma estatística que deve chamar a atenção da população para a necessidade de prevenção e respeito às regras de trânsito: o  número de casos de atendimentos a motociclistas envolvidos em acidentes continua apresentando índices expressivos no Hospital João XXIII (HJXIII), unidade do Complexo Hospitalar de Urgência e Emergência (Chue) da Rede Fhemig, referência na assistência aos pacientes com traumas graves. Em 2023, foram registrados 5.707 casos, um aumento de 21% em relação a 2022 (4.715).

Terceiro maior motivo de atendimentos no hospital no ano passado, logo após casos clínicos (17.604) e quedas da própria altura (7.944), os acidentes de trânsito que envolvem motos atingem, em sua maioria, jovens do sexo masculino. Victor Ikeda, diretor assistencial do Complexo e cirurgião geral e do trauma do HJXXIII, afirma que não houve mudança nesse perfil, visto que tanto as lesões quanto os pacientes lesionados continuam similares aos atendidos frequentemente na unidade ao longo dos últimos anos.

“A gravidade das lesões está diretamente relacionada com os impactos do trauma. Um acidente de moto pode lesionar um paciente de várias formas, desde escoriações leves até um óbito antes da entrada no hospital. Tudo pode depender da velocidade dos veículos envolvidos, do uso de equipamentos de segurança e do tipo de colisão”, endossa o cirurgião.

Custos individuais e sociais

Conforme o grau de impacto do trauma, as sequelas do acidente também podem variar, quando um paciente não se reabilita totalmente das lesões. “Temos vários tipos de pacientes. Há os que conseguem se recuperar completamente durante o período de internação e os que apresentam sequelas gravíssimas. Estes últimos provavelmente nunca vão se recuperar, principalmente os com traumatismo cranioencefálico grave, que ficam com as funções neurológicas muito comprometidas”, relata Victor. 

Além dos riscos para a integridade física e emocional dos pacientes, os custos podem se estender para a inatividade social de pessoas em idade ativa, dependendo dos diagnósticos precedentes – como sequelas neurológicas, pseudoartroses (complicação caracterizada pela ausência da consolidação de uma fratura), osteomielites, amputações, síndromes do estresse pós-traumático, dentre outros.

Para Victor, “ainda é preciso considerar os custos além dos recursos financeiros oferecidos durante o tratamento hospitalar, pois existe a possibilidade de pacientes com sequelas graves serem impedidas de trabalhar pelo resto da vida e terem dificuldades para se readaptarem socialmente”. 

Prevenção como melhor caminho

De acordo com um relatório divulgado em 2023 pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), 392 mil pessoas morreram em acidentes de trânsito na última década, entre 2010 e 2019, no país. Globalmente, aproximadamente 1,35 milhão morrem anualmente, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que também apontam que motociclistas correspondem a um dos principais grupos de pessoas atingidas, em razão da vulnerabilidade por estarem mais expostos às quedas e colisões. 

No Brasil e no mundo, os acidentes de trânsito constituem um grave problema de saúde pública que pode ser evitável. A fim de reduzir as mortes e lesões provocadas pelos acidentes com motociclistas, a atenção aos fatores de risco é essencial para evitar as perdas humanas. “A maior parte dos casos está relacionada com o excesso de velocidade, o alcoolismo e a falta do capacete. A prevenção é sempre o melhor caminho para minimizar possíveis traumas e possibilitar que os pacientes retornem reabilitados da internação para suas vidas sociais”, alerta Victor.

Confira a programação da operação Cata-bagulho deste mês de janeiro – Prefeitura Estância Turística Guaratinguetá

Neste mês de Janeiro a Operação Cata-bagulho atenderá os seguintes bairros:

 Sábado (13/01): Chácaras Agrícolas (Beira Rio);

 Sábado (20/01): Jardim do Vale II;

 Sábado (27/01): Chácaras Agrícolas (Jardim do Vale).

Separe os materiais inservíveis para serem recolhidos, com exceção de restos de material de construção e roupas, lembrando que eles devem ser colocados para fora de casa até o 12h.

Essa ação faz parte da Campanha contra a Dengue do município ao eliminar materiais que são criadouros para os mosquitos e abrigo de animais peçonhentos, envolvendo uma força-tarefa da Administração Municipal.

Para uma cidade limpa, precisamos da colaboração de todos!

Carnaval 2024: Comlurb monta esquema de limpeza para segundo fim de semana de ensaios técnicos no Sambódromo – Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro

A Comlurb montou uma operação especial de limpeza para o segundo fim de semana dos ensaios técnicos das escolas de samba no Sambódromo. No sábado (13/01) tem apresentação, pela Série Ouro, de União de Maricá, Acadêmicos de Niterói, Unidos de Bangu e União da Ilha. Já no domingo (14/01), pelo Grupo Especial, a partir das 19h30, será a vez de Portela e Unidos da Tijuca fazerem o esquenta para a maior festa popular do país, que começa dia 9 de fevereiro.

A Companhia vai atuar na limpeza do lado de fora do Sambódromo, no entorno e em áreas de acesso antes, durante e depois do evento, em cada um dos dias. No sábado, serão 62 garis, e, no domingo, 74 garis, que farão a pré-limpeza, a manutenção durante o evento e, a partir de meia-noite, o último grupo finaliza o serviço, até que tudo esteja limpo, lavado e desodorizado.

Os profissionais de limpeza vão atuar com o apoio de um caminhão compactador e dois caminhões tipo satélite. Os garis farão a limpeza dos logradouros, lavagem de pontos críticos, com água de reúso e detergente e a remoção de resíduos.

Categoria:

  • 12 de janeiro de 2024
  • Marcações: Carnaval Comlurb Prefeitura do Rio prefeitura do Rio de janeiro Sambódromo

    ENQUETE UOL BBB 24 REVELA QUEM FICA NO PAREDÃO DAVI, JUNINHO E THALYTA

    Por MRNews

    A ENQUETE DO UOL DAVI, JUNINHO E THALYTA revelou quem fica.  A medida que a noite avança no “BBB 24“.

    Atualizado

    https://mrnews.com.br/index.php/category/entretenimento/big-brother-brasil-bbb

     

    A Disputa Aquece: Davi, Juninho e Thalyta no Paredão do BBB 24

    À medida que a noite avança no “BBB 24”, o segundo Paredão se desenha com intensidade e suspense. O atual Líder, Rodriguinho, enfrenta a difícil tarefa de indicar um participante entre Beatriz, Davi, e Isabelle. A dinâmica da casa entra em cena com votos dos participantes, elevando a tensão no jogo.

    Resultado Atualizado

    Com o Paredão triplo estabelecido, a atenção se volta para o público, que molda o destino dos indicados. A votação considera a média ponderada entre o Voto da Torcida e o Voto Único. O participante menos votado se despedirá, mantendo os telespectadores ávidos por reviravoltas e emoções.

    Como Foi a Votação e Quem Votou em Quem

    Antes da votação, o Anjo Mateus imunizou Nizam. Rodriguinho votou em Davi, aguçando especulações sobre alianças e rivalidades. A casa votou:

    – Juninho: 6 votos
    – Alane: 1 voto
    – Raquele: 6 votos
    – Nizam: 1 voto
    – Luigi: 2 votos
    – Thalyta: 1 voto
    – Marcus: 2 votos
    – Deniziane: 1 voto
    – Pitel: 3 votos

    Empate resultou no líder desempatar, colocando Juninho. Ele puxou Thalyta.

    Enquete UOL: Davi, Juninho e Thalyta

    – Davi: 43,64%
    – Juninho: 28,83%
    – Thalyta: 27,53%

    A votação reflete a tensão do Paredão, deixando o público ansioso para descobrir quem permanecerá na corrida pelo grande prêmio de até R$ 3 milhões no “BBB 24”.

     

    **Estratégias e Alianças: O Jogo se Desenvolve no “BBB 24″**

    Com a formação do Paredão, estratégias e alianças na casa se tornam ainda mais evidentes. A escolha de Rodriguinho em indicar Davi despertou especulações sobre possíveis conexões e rivalidades entre os participantes. A cada voto na casa, as dinâmicas se transformam, revelando as intricadas relações entre os moradores da casa mais vigiada do Brasil.

    Conflitos e emoções atingem o ápice à medida que o Paredão se desenrola. Os telespectadores ficam colados às telas, ansiosos para ver como os indicados reagem à pressão do público. O “BBB 24” continua a proporcionar momentos imprevisíveis, mantendo a audiência entusiasmada com os desdobramentos do jogo e as surpresas que ainda estão por vir.

    Prefeitura de Sorocaba entrega pavimentação asfáltica em rua no Jardim do Paço – Noticias

    Fotos: Eduardo Santinon – Secom

    Por: Évelyn Azevedo

    Via é rota alternativa para escoar trânsito na Avenida Três de Março, que está com 49% das obras de pavimentação e duplicação concluídas

    A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria de Serviços Públicos e Obras (Serpo), entregou, nesta sexta-feira (12), os trabalhos de pavimentação asfáltica da Rua Prof.ª Célia Cangro Marques Mendes, localizada no Jardim do Paço, Zona Leste da cidade.

    O trânsito no local está liberado, cuja via é considerada rota alternativa para o escoamento do trânsito da Avenida Três de Março, ligando essa via ao Jardim do Paço e à região industrial da cidade, evitando lentidão no tráfego na Avenida Eng.º Carlos Reinaldo Mendes, sobretudo em horários de pico.

    A obra, iniciada em abril de 2023 e que faz parte do programa municipal “Sorocaba Tem Pressa”, é decorrente de parceira com a iniciativa privada, via medida mitigadora com a empresa Magnum Construtora. A empresa DHM Terraplanagem e Pavimentação foi quem executou os serviços, sob a supervisão da Serpo.

    “Ao todo, houve a pavimentação de uma área de 4.800 metros quadrados, sendo que as obras também contemplaram sarjetas, guias, bocas de lobo e iluminação com tecnologia em LED. Com essa nova via de acesso, haverá igualmente valorização dos imóveis e condomínios ao redor”, ressaltou o prefeito Rodrigo Manga, que esteve no local.

    Além do chefe do Executivo, também estiveram presentes os secretários municipais Darwin de Almeida Rosa (Serpo) e Carlos Eduardo Paschoini (Secretaria de Mobilidade – Semob); o diretor-presidente da Urbes, Sergio Barreto; o diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Tiago Suckow; o ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; representando a Câmara Municipal, o líder de Governo, vereador João Donizeti, e o diretor técnico da Magnum Construtora, José Messias Camargo Júnior.

    Avenida Três de Março
    Na ocasião, a equipe da Prefeitura ainda vistoriou as obras de pavimentação e duplicação da Avenida Três de Março, que está com 49% das obras concluídas. Ela está entre as medidas adotadas para conferir fluidez ao trânsito, voltadas a facilitar o acesso à região do Alto da Boa Vista.

    As melhorias contemplam um trecho de seis quilômetros, entre a Avenida Engenheiro Carlos Reinaldo Mendes até a Rua Quirino de Mello, em Aparecidinha. O empreendimento, iniciado em maio do ano passado, é financiado pela Corporação Andina de Fomento (CAF), executada pela construtora Casamax e com prazo de entrega de 18 meses.

    “As obras seguem em ritmo acelerado, superando nossas expectativas. Temos uma equipe concluindo o trecho de duplicação nas proximidades do Parque Natural Chico Mendes, outra executando obras de drenagem e terraplenagem, e uma terceira preparando o calçamento e a ciclovia. Além disso, parte da iluminação da via está funcionando com a tecnologia em LED”, informou a superintendente do Centro de Aceleração Desenvolvimento e Inovação (CADI), Jéssica Pedrosa.

    As intervenções incluem construção de ciclovia, rede de iluminação com tecnologia de LED e sinalização viária. O gerenciamento da obra está sob a responsabilidade do CADI, ligado à Secretaria de Administração (Sead). A iniciativa integra o programa “Sorocaba tem Pressa”, lançado em 2021 pela atual Administração Municipal, para conferir agilidade às obras de mobilidade urbana já em andamento e iniciar novos projetos.

    PAT disponibiliza 579 vagas de emprego para segunda-feira

    José Roberto Amaral


    Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

    O PAT de São José dos Campos vai oferecer para a segunda-feira (15) um total de 579 vagas de emprego para diversas áreas profissionais.

    O maior número de oportunidades, 355, é para operador de telemarketing destinado ao público em geral e outras 100 na mesma função para pessoas com deficiência. Outras funções com número significativo de vagas são auxiliar de cozinha (21), ajudante de obras (14), operador de loja (10), motorista carreteiro (10) e pedreiro de edificações (10).

    A relação completa de vagas e funções está disponível na página do PAT no site da Prefeitura de São José dos Campos.

    Orientações

    O PAT está localizado na Praça Afonso Pena, 175, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h. Todos os serviços são gratuitos para empresários e trabalhadores.

    As vagas são publicadas diariamente, a partir das 18h. Antes de se dirigir ao posto, os interessados devem consultar o site e verificar se possuem perfil para alguma das vagas anunciadas.

    Em caso positivo, é preciso comparecer munido de carteira de trabalho – digital ou física – e um documento de identificação. Se possível, levar currículo.


    MAIS NOTÍCIAS

    Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico

    Prefeitura de Cuiab | Semob intensifica orientaes e esquema de trnsito para a 39 Corrida de Reis

    Vias de Cuiab comearam a ser preparadas desde a ltima quarta-feira e 150 agentes esto escalados para trabalhar neste domingo (14)

    A Secretaria de Mobilidade Urbana escalou 150 agentes da equipe Semob para garantir a segurança e a fluidez no trânsito durante a realização da 39ª Corrida de Reis que acontece na manhã deste domingo (14). Desde a quarta-feira (10), as vias são preparadas para  o evento. Hoje (12), a Avenida do CPA, no sentido centro, também passou por interdições. 

    A Avenida Dr. Paraná e a Ponte Sérgio Motta, em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, também serão interditadas a partir das 22h de hoje. O trânsito voltará ao normal ao término da corrida no domingo, a partir das 14h no mais tardar às 22h, em alguns trechos. Além de agentes de trânsito, a Semob disponibilizou um painel móvel para orientar os condutores sobre os desvios. 

    O diretor de trânsito da Semob, Michel Diniz, explica que toda e qualquer interdição traz reflexos e alterações no fluxo, mas para manter a segurança e a ordem, os agentes de trânsito estão realizando uma força-tarefa para monitorar e operar o tráfego, principalmente nos horários de pico, ao longo destes dias que antecedem a prova e, especialmente, no dia da realização da maior e mais famosa prova de rua do Centro-Oeste que irá reunir cerca de 15 mil pessoas. 

    Corrida de Reis 2024

    Com o tradicional percurso de 10 km, a largada da 39ª Corrida será na Ponte Sérgio Mota e a chegada na Praça das Bandeiras, em Cuiabá. 

    Prefeitura de João Pessoa oferece serviços a artesãos na 37ª edição do Salão do Artesanato Paraibano

    João Pessoa sedia, desta sexta-feira (12) até o dia 04 de fevereiro, a 37ª edição do Salão do Artesanato Paraibano. A Prefeitura da Capital, por meio do Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato Competitivo (Labin), está presente no evento, com um stand exclusivo destinado aos artesãos. No espaço, eles contarão com o suporte de uma equipe técnica, pronta para orientá-los sobre estratégias de apresentação e divulgação de produtos; e terão acesso a um miniestúdio para fotografar suas peças. Os serviços serão prestados gratuitamente, todos os dias do evento, sempre das 15h às 22h.  

    Em 2024, o Salão do Artesanato Paraibano – promovido pelo Governo do Estado em parceria com o Sebrae-PB – homenageia a riqueza artesanal dos quilombolas, com o tema ‘Quilombo, Arte à Flor da Pele’. O evento acontece em megaestrutura montada no estacionamento do Hotel Tambaú, localizado na Avenida Almirante Tamandaré, 229. A entrada é franca.  

    No ano passado, a Prefeitura de João Pessoa participou do evento com uma exposição comemorativa, que destacou o trabalho dos 12 artesãos vencedores do Prêmio de Excelência Artesanal da Paraíba, realizado pela gestão municipal. Agora, ela retorna com um stand dedicado a oferta de serviços aos artesãos.  

    “No stand, eles encontram um ambiente acolhedor, com uma equipe técnica à disposição para ajudá-los a fortalecer e promover seus trabalhos, inclusive com um miniestúdio fotográfico para que possam fotografar suas produções com qualidade e divulgá-las nas redes sociais”, explicou Marianne Góes, diretora de Economia Criativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de João Pessoa (Sedest). A Pasta é responsável pela gerência técnica e coordenação do Labin.  

    O Laboratório tem o Governo do Estado e o Sebrae como parceiros, e conta com recursos do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (MEMP).  

    Pesquisa – Além dos serviços oferecidos no stand, a equipe do Labin vai aplicar, ao longo do Salão, uma nova pesquisa para identificar o estado do artesanato paraibano neste momento. “É um trabalho realizado também em parceria com o Sebrae, que nos permite levantar informações atuais e confiáveis, que nos ajudarão, por exemplo, a pautar nossas ações para a economia criativa, em 2024”, explicou Marianne. O levantamento vai ouvir os artesãos participantes do evento, bem como o público consumidor, seja ele local ou turistas.  

    Nova Iguaçu comemora 191º aniversário da cidade com programação para toda a família

    Nova Iguaçu comemora 191º aniversário da cidade com programação para toda a família




    Nova Iguaçu completa 191 anos nesta segunda-feira (15). Para comemorar, a Prefeitura vai promover três eventos: a Passeio Ciclístico e Feira Agroecológica, neste sábado (13), promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SEMAM), e a entrega do Prêmio Mérito Iguaçuano, da Secretaria Municipal de Cultura, para os artistas locais de maior expressão, na segunda.

    A Maratona de Ciclismo, em comemoração aos 40 anos de ocupação do bairro Campo Alegre, promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semam), está marcada para às 7h30, na Escola Municipal Campo Alegre, com percurso por locais históricos e pelas belezas da região. Além da maratona, o evento oferecerá a Feira de Produtos Agroecológicos, barracas de comidas típicas e música ao vivo. As atividades se estenderão até às 19h.

    No dia do aniversário da cidade, em 15 de janeiro, a Secretaria Municipal de Cultura realizará a entrega solene da Medalha de Mérito Cultural Iguaçuano. O evento ocorrerá no Complexo Cultural Mário Marques – Teatro Sylvio Monteiro, localizado na rua Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu, a partir das 18h30. Nesta ocasião especial, 17 personalidades e 17 instituições e coletivos culturais serão agraciados com a Medalha de Mérito Cultural Iguaçuano em reconhecimento à sua expressiva trajetória e valioso legado para a cultura local. Também no dia 15, no Complexo Cultural serão entregues os certificados dos prêmios “TV Maxambomba” e “Ruy Afrânio Peixoto”, da Lei Paulo Gustavo.

    Serviço:

    Maratona de Ciclismo e Feira Agroecológica

    • Data: Sábado, 13 de Janeiro

    • Horário: Das 7h30 às 19hs

    • Local: E.M Campo Alegre, Nova Iguaçu

    Entrega da Medalha de Mérito Cultural Iguaçuano

    • Data: Segunda-feira, 15 de Janeiro

    • Horário: 18h30

    • Local: Complexo Cultural Mário Marques – Teatro Sylvio Monteiro, Rua Getúlio Vargas, 51, Centro, Nova Iguaçu.